Concessionária inicia série de intervenções para melhoria do abastecimento de 30 mil pessoas e leva o Programa Vem com a Gente às primeiras comunidades da Zona Sul
As comunidades são as pri-meiras da Zona Sul a receberem o programa comercial da empresa, já implementado em outras nove localidades na Zona Norte da cidade e em cidades da Região Metropolitana do Rio. Além do trabalho dos agentes de saneamento, a concessionária também inicia, neste mês, a implantação de cinco coletores de esgoto em tempo seco, estruturas que vão conter o esgoto Balde com água para o banho, a louça, as roupas e pinico c-omo banheiro. Essa é a realidade de Lanuzia Santana Villas Boas, moradora do Pavão-Pavãozinho, que nunca teve acesso a saneamento básico na comunidade da Zona Sul da capital. “Água sempre foi um problema pra mim e para minha família”, resume a mulher de 32 anos e dois filhos. A vida dela está prestes a mudar com a chegada das primeiras intervenções da Águas do Rio para melhoria do abastecimento dos 30 mil moradores da comunidade e do Cantagalo. A concessionária também inicia o programa Vem Com a Gente, mapeando demandas locais e regularizando o acesso de casas e comércios às redes de água e/ou esgoto.
As comunidades são as primeiras da Zona Sul a receberem o programa comercial da empresa, já implementado em outras nove localidades na Zona Norte da cidade e em cidades da Região Metropolitana do Rio. Além do trabalho dos agentes de saneamento, a concessionária também inicia, neste mês, a implantação de cinco coletores de esgoto em tempo seco, estruturas que vão conter o esgoto in natura que hoje escorre da rocha para o asfalto nas ruas Cândido das Neves, em Ipanema, e Sant Roman, em Copacabana. Além disso, será implantado 60 metros de rede na Travessa Nova Brasília.
Desde que entrou em operação em novembro de 2021, a Águas do Rio realizou na área do Pavão-Pavãozinho o total de 775 atendimentos, a maioria relacionada a problemas de esgoto. Já no Cantagalo, a maior parte dos pedidos foram de melhorias no abastecimento de água, somando 405 atendimentos. Agora, as comunidades contarão com uma equipe operacional exclusiva para atender aos moradores.
“A Águas do Rio é a única empresa que tem uma diretoria dedicada para comunidades, voltada para ouvir os moradores, seus pleitos e ter um relacionamento direto com o cidadão na busca pela solução dos problemas”, explica o Diretor Superintendente de Comunidades, Guilherme Campos.
De acordo com o Diretor Executivo, Renan Mendonça, só os consertos de três grandes vazamentos melhoraram a pressão da água beneficiando mais de 20 mil pessoas. “Em alguns pontos o vazamento de água em tubulações rompidas chegava a 20 mil litros por dia. Também programamos a reforma dos reservatórios Vietnã, Igrejinha, Caranguejo e Nova Brasília melhorando o abastecimento e a qualidade da água do morador”, conta.
Antes da entrada da concessionária nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o programa Vem Com a Gente foi apresentado aos moradores, em junho, em reunião promovida por líderes comunitários da área. Nela, a empresa explicou os serviços que chegariam e buscou conscientizar sobre a importância da destinação adequada do esgoto.
Uma das principais preocupações dos moradores era sobre o valor a ser pago pela regularização, quando foi explicado que a tarifa social será estabelecida em todas as comunidades com um valor fixo de R$ 20,26 para água e de R$ 20,26 para o esgoto, que só começará a ser cobrado após a conclusão das obras de melhorias e a instalação dos hidrômetros. Os moradores em situação de extrema pobreza, como é o caso de Lanuzia, apresentada no início da matéria, serão isentos.
“O programa Vem Com a Gente é dividido em três etapas: a primeira é a ação de mapeamento e contagem de edificações; a segunda é a varredura, onde são identificados vazamentos e problemas de pressão, e instalados os hidrômetros; e a terceira fase é a setorização, que é quando uma equipe, majoritariamente formada por moradores, passa a fazer os serviços comerciais e a leitura de hidrômetros”, explica o diretor do programa Vem Com a Gente, Waldyr Bittencourt.
Quando as equipes identificam uma residência fora do padrão de consumo, vai até lá para tentar entender se há algum vazamento, por exemplo. “Vamos identificar se aquela casa está recebendo a pressão de água necessária: em muitos casos, bombas poderão ser descartadas, porque não serão mais necessárias”, finaliza.
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