Evento acontece entre os dias 27, 28 e 29 de maio no Memorial Zumbi dos Palmares
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), está apoiando o primeiro encontro de trancistas de Volta Redonda. O evento acontece no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, com objetivo de construir a autoestima da população negra. As tranças se tornaram símbolo de resistência de mulheres e homens como uma forma de combate ao racismo.
Mais do que estilo, as tranças são uma maneira de valorização das características da população negra, ajudando no empoderamento e resgate de suas origens. Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição, através do link: https://bityli.com/qgaZyP
A programação prevê contação de histórias, apresentação de dança afro, oficina de trança, roda de conversa, workshop de cuidado com suas tranças e desfile de tranças e penteados. No dia 27 (sexta-feira), as atividades começarão às 14h. No dia 28 (sábado), das 10h às 14h e no dia 29 (domingo), as ações estão marcadas para às 18h, no Memorial Zumbi.
O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, mencionou a importância de ações como essa. “O Memorial Zumbi dos Palmares é um espaço dedicado à cultura negra e durante todo o ano queremos fomentar ações voltadas a essa população. Esse é o primeiro encontro de trancistas, mas iremos apoiar muitos outros”, disse.
A coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Renata Ferreira, comentou que o evento tem uma boa perspectiva de público para os três dias.
“Esperamos muitas pessoas nesse primeiro encontro. Já estamos recebendo as inscrições de interessados. O nosso objetivo é mostrar a importância dos cabelos trançados e combater com informações o racismo. Há muito preconceito ainda sobre o assunto. Queremos trabalhar intensamente sobre essas questões com conhecimento e educação”, citou.
Comments