A sala sensorial oferece uma experiência mais adequada para os torcedores autistas
O vereador Washington Uchôa (MDB) realizou nesta semana um requerimento solicitando ao prefeito Antonio Francisco Neto, informações sobre a viabilidade de construção de uma sala multissensorial para crianças autistas no Estádio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania) para que as mesmas consigam assistir eventos e jogos realizados no local.
Segundo Washington, as salas multissensoriais são espaços adaptados para crianças atípicas, em que os pais podem levar a criança e permitir que ela se acalme aos poucos. São espaços aconchegantes e seguros, que proporcionam a liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com necessidades particulares das pessoas neurotípicas.
"O projeto já existe em outros estádios do Brasil, entre eles o estádio do Palmeiras, Allianz Parque, e promove a inclusão, já que os familiares poderão levar seus filhos para assistirem a uma partida de futebol, por exemplo. Este espaço seria desenvolvido para acolher torcedores com necessidades sensoriais especiais, proporcionando um ambiente mais tranquilo e seguro para que possam desfrutar dos jogos e eventos no estádio", disse.
De acordo com ele, a sala sensorial oferece uma experiência mais adequada para os torcedores autistas, permitindo-lhes acompanhar as partidas e eventos com maior tranquilidade.
"Meu foco sempre é a inclusão. Já conversei com o prefeito sobre esse assunto e ele me disse que olharia com carinho o requerimento para analisar a possibilidade. Seria um momento bacana para as famílias terem um momento de alegria", disse Washington, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal.
Comments