top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorSul Fluminense

VEREADOR PEDE PARA RECEBER CHIBATADA DE CINTO POR TER VOTADO A FAVOR DE AUMENTO DO IPTU

O parlamentar se disse enganado pelo secretário de finanças por este motivo pediu para apanhar para aprender a votar certo

Um vereador da cidade de Goiânia, Sargento Novandir (sem partido) pediu para que um dos colegas lhe desse chibatadas com um cinto durante discurso feito em sessão na Câmara Municipal na manhã da última terça (1). O parlamentar, que se dizia enganado pela Prefeitura em uma votação sobre reforma no Código Tributário, que incluía reajuste no IPTU.


O vereador, que é policial militar, ao pedir para receber a chibatadas, retirou a arma da cintura, afirmou ter sido enganado pelo secretário de finanças do município, Geraldo Lourenço, sendo induzido a votar errado (a favor do aumento do IPTU). Antes de subir na tribuna, uma narração anunciou sua presença em tons circenses: "Atenção, senhoras e senhores, respeitável público, prazerosamente, carinhosamente, apresenta o vereador sargento Novandir, no qual foi humilhado enganado e feito de palhaço".


O vereador pediu desculpas aos cidadãos durante o discurso, mas culpou o secretário de finanças da Prefeitura por ter votado de forma que ele considerou errada. Inconformado o vereador disse que buscaria uma forma de reverter o projeto de lei, que levou ao aumento do IPTU.


_Secretário, volte para seu distrito, que é Brasília. Não fique mais em Goiânia. Você está dando um prejuízo em Goiânia — disse Novandir, antes de tirar a fantasia de palhaço. — Teve uma vez que eu tirei um cinto aqui e disse que um vereador merecia levar um couro de cinto. Ele merecia um couro de cinto. E o senhor também.


Novandir pede então a um colega que bata nele com o cinto, como uma forma de punição pelo erro. Ao se preparar para a agressão, ele retira uma arma e a põe sobre a tribuna, um vereador se aproxima e aplica as chibatadas de maneira leve.


— Vou guardar aqui a minha arma. E é para dar cintada mesmo, vereador. Dá com força. Dá com força — disse Novandir.

Segundo Novandir, o novo Código Tributário Municipal apresentado previa que 320 mil imóveis teriam redução no IPTU e outros 50 mil ficariam isentos. No entanto, depois de sancionada a lei, moradores começaram a receber a conta com aumento.


— Me senti humilhado, traído, enganado. Tirei a fantasia de palhaço e falei que nunca mais seria feito de palhaço — disse.

Questionado sobre a cena, Ronilson explicou que alguns vereadores entenderam que o aumento do IPTU foi abusivo e que foi uma forma de manifestação do Sargento Novandir. Disse ainda que as chibatadas foram "figurativas" e afirmou ser "desfavorável ao uso de arma de fogo na Câmara, por ser um lugar de discussão".


Fonte O GLOBO / Vídeo Câmara de Goiânia

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page