É importante enfatizar que a participação não garante vaga de emprego
Ao menos 50 pessoas serão beneficiadas com as primeiras turmas da edição 2022 do programa ‘Um Salto Para o Futuro’ desta vez em parceria com o sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Lançado pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no ano passado, o objetivo é ofertar gratuitamente aos moradores de Pinheiral cursos de qualificação profissional.
Inicialmente serão realizados os cursos de assistente de operações em logística e almoxarife, sendo oferecidas 25 vagas em cada turma e ainda orientações sobre a elaboração de currículo com um profissional da área. As inscrições serão realizadas entre os dias 25 e 29 de abril no Sine, Rua Benedito Honorato, 147, anexo a Faetec, no Centro. É necessário ter 18 anos e o 7º ano do ensino fundamental completo. Serão dois meses e meio de aulas, totalizando 180 horas. Os alunos participantes receberão uniformes da escola do Senai. A aula inaugural será realizada no dia 09 de maio e o local do curso ainda será definido e divulgado. É importante enfatizar que a participação não garante vaga de emprego.
Nesta edição não haverá inscrições online, o interessado deverá comparecer no Sine e assinar um termo de comprometimento de participação, a intenção é evitar a evasão.
- É mais uma oportunidade que estamos ofertando para a população se qualificar para as empresas que o município já tem e as que estamos recebendo. A parceria com a Firjan e o Senai é muito importante para o município e se tivermos evasão podemos perder projetos futuros que podem ser ampliados cada vez mais. São duas funções importantíssimas para a qualificação profissional dentro do município e que atendem as nossas empresas. A ideia é de que a cada seis meses possamos oferecer novas qualificações - disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa.
O termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Pinheiral e a Firjan, possibilitará ainda a oferta de novos cursos ao longo desse ano, inclusive na escola do Senai no bairro Aero, em Volta Redonda, previstos para o segundo semestre, também gratuitos e com o transporte custeado pela prefeitura. Para isso, a secretaria está analisando as demandas das empresas e os cursos serão ajustados aos que a instituição oferece.
A assinatura do documento, ocorrida na terça-feira, 12, contou com as presenças Marco Antônio Cappato, coordenador operacional de educação profissional Firjan SENAI Volta Redonda, Claudia Holzwarth da Rocha, gerente operacional Firjan SESI/SENAI Volta Redonda, Josilana Marcelino e Eduardo Ferreira França, analistas de negócios Firjan, além do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa.
- Esse ano nós buscamos através da Firjan e do Sistema S, a parceria com o Senai para que nós pudéssemos oferecer à população cursos de qualificação com certificação profissional. A grande vantagem é trazer para o programa Um Salto Para o Futuro a força da marca do sistema Firjan e Senai – reforçou o secretário.
Comentarios