Ações de desassoreamento e limpeza foram solicitadas pelo deputado Anderson Alexandre ao governo estadual
O município de Tanguá começou a receber intervenções em rios, lagos e córregos neste início de ano através do programa Limpa Rio. Os serviços de limpeza e desassoreamento foram solicitados pelo deputado estadual Anderson Alexandre (SDD) à Secretaria do Ambiente e ao Inea. Inicialmente, são três quilômetros de extensão do Rio Ipitangas para a retirada de 14.700 metros cúbicos de sedimentos, beneficiando 34.898 pessoas. Ainda estão no cronograma de limpeza os rios Caceribu, Duques e Tanguá. Os pedidos do deputado Anderson Alexandre foram formalizados no ano passado, através de indicações legislativas, e reiterados com a apresentação de emendas de prioridade ao orçamento de 2022, garantindo assim a execução do programa Limpa Rio na cidade de Tanguá.
“O desassoreamento traz muitos benefícios para o meio ambiente e a população. Com a limpeza, evitamos enchentes, reduzindo prejuízos financeiros e à saúde das pessoas. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e a toda equipe do Inea pela atenção com o interior”, afirma o deputado Anderson Alexandre.
De acordo com informações do Governo do Estado, o programa Limpa Rio beneficiou, em 2021, 35 municípios com intervenções em mais de 90 rios e canais, dos quais foram retirados mais de 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos.
Comments