Unidade é uma das 15 no estado do Rio de Janeiro que vão abrigar o Espaço Sesc+ Saúde. Com todos instalados, a previsão é realizar, por ano, 120 mil exames que detectam os cânceres de mama e de colo de útero, contribuindo para a redução da fila por exames e laudos. Ambiente multidisciplinar voltado à prevenção em saúde também oferecerá atendimentos em psicologia e nutrição
O Sesc RJ inaugura nesta terça-feira (07/03) o Espaço Sesc+ Saúde em sua unidade de Barra Mansa, região Sul Fluminense. Trata-se de um ambiente multidisciplinar voltado à prevenção em saúde onde serão oferecidos exames de mamografia e Papanicolau, para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, e serviço de psicologia. Posteriormente, também será implementado atendimento em nutrição.
O serviço, que começa a operar no dia 20 de março, será gratuito neste mês inaugural, sendo depois ofertado a preços educativos (entre R$ 10 e R$ 50). Os exames, dirigidos a pacientes com pedido médico das redes pública ou privada de saúde, já podem ser agendados a partir desta terça-feira (7/3) por telefone: (24) 3324-2630. Para o serviço de Psicologia não é necessário encaminhamento médico. Este é o segundo Espaço Sesc+ Saúde a ser inaugurado – o primeiro foi na unidade de Ramos, Zona Norte do Rio. Outros 13 serão instalados até 2024 em diferentes regiões do estado.
Reduzindo a fila de espera por exames e laudos
Somados mamografia e Papanicolau, a previsão é que sejam realizados 60 exames por hora, totalizando 480 por dia e quase 10 mil por mês, podendo chegar a 120 mil exames ao ano. A mamografia é indicada a mulheres entre 50 e 69 anos e, no caso do equipamento do Sesc, é acessível e adaptada a Pessoas com Deficiência (PcD). Já o Papanicolau é recomendado para a faixa dos 25 a 59 anos. A intenção do Sesc é contribuir para reduzir a fila de espera por exames e laudos no estado.
O presidente do Sesc RJ e Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca que a iniciativa contribui, entre outras coisas, para a redução das desigualdades sociais e serve como exemplo para as políticas públicas em saúde:
“Nós enxergamos com muita clareza as diferenças sociais do nosso estado e do nosso país, e não podemos ficar parados em relação a isso. Nós (o Sesc), enquanto entidade que presta assistência social e outras assistências, resolvemos nos movimentar e levar à população, não apenas um mamógrafo, mas um conjunto de iniciativas voltadas à prevenção em saúde e dar acesso, a todas as camadas sociais, a tratamentos e diagnósticos que normalmente elas não teriam. Com isso, queremos criar um parâmetro positivo que sirva de exemplo para que o poder público enxergue o que a população precisa e como ela pode ser atendida”, diz o dirigente.
Os exames em unidades fixas se somam ao trabalho da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher nos esforços da instituição em prevenir e combater os cânceres de mama e de colo de útero. Por meio do projeto itinerante, o Sesc RJ consegue chegar a áreas com escassez desses serviços. Agora, com o projeto fixo, a instituição aumenta a capilaridade do atendimento.
Comments