Primeiro dia marcado por palestras e visitas aos estandes da Setur-RJ e TurisRio
A segunda edição do RIW foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (8/11), com a presença do governador Cláudio Castro, prefeito Eduardo Paes, presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, representantes do trade turístico e cônsules-gerais, entre outros players do segmento.
O Turistech Zone, espaço de destaque apresentado pela Setur-RJ, apresentou neste primeiro dia dez palestras de temas diversificados e atuais. São elas: E-commerce para hotelaria, que introduz o conceito da compra inteligente no canal direto; Como aprimorar a experiência do turista digital nas companhias aéreas; Últimas inovações nos cruzeiros; Hotéis autônomos; Ecossistema digital para hotelaria; Impacto da digitalização no mercado do Turismo; Tendências do 5G e novas perspectivas para o mercado de turismo e Taxfree.
Destaque para o tema cruzeiros, já que esta foi a maior temporada dos últimos dez anos, serão quase seis meses de duração, a contar de 28/10. O CEO da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil), Marco Ferraz, falou das inovações apresentadas nas embarcações. Os navios de cruzeiro já utilizam o hidrogênio líquido, combustível mais sustentável. Ferraz citou também o bar robótico, a inovação recente que disponibiliza um aplicativo dentro do navio, pelo qual o cruzeirista pede sua bebida, sabe em quanto tempo vai ficar pronta e assiste a preparação e a entrega do pedido feita pelos robôs.
“Falar sobre esse tema aqui no Turistech chama muito atenção, porque o Rio de Janeiro ainda tem um grande mercado aberto para trazer novos navios, significa dizer que estamos prontos para receber mais embarcações desse porte. Nós temos aqui um dos poucos portos do mundo que tem fornecimento de água potável em sua estrutura operacional. E já estamos num processo para instalação de uma subestação, não agora, mas já sabemos que será um investimento privado grande”, destacou o Presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.
No estande da Setur-RJ, visitas e fotos na área instagramável, busca de informações e uso dos óculos de realidade virtual chamaram a atenção do público.
Em visita ao RIW, Darlene Monteiro, que trabalha na secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, colocou os óculos.
“De repente, me vi onde? No fundo do mar, num navio afundado cheio de fauna marinha, incrível. Me assustei, teve uma hora que a baleia quase me devorou. Muito legal, eu recomendo a aventura”, comentou a visitante.
Comments