Eficiência em mutirões de agendamento e mobilização interna geram recuperação acelerada dos serviços impactados pela pandemia
Nas últimas semanas uma grande mobilização foi iniciada no serviço de saúde pública da Prefeitura de Resende em busca de reverter os impactos da pandemia, que forçou todos os sistemas de saúde a suspender uma série de atendimentos especializados. Nesta retomada, a gestão municipal acaba de zerar a fila para a especialidade de neuropediatria, a quarta em menos de um mês de mobilização. Recentemente, o município zerou as filas por otorrinolaringologia, ortopedia geral e dermatologia.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, dezenas de pacientes aguardavam pela consulta na especialidade de neuropediatria, um ramo da neurologia direcionado aos cuidados com o desenvolvimento infantil. Essas pessoas que aguardavam na fila possuíam o encaminhamento médico e ficaram no aguardo pela retomada do serviço no município, que foi um dos primeiros da região a voltar com os procedimentos.
Para avançar com as consultas e zerar filas, o governo municipal não mediu esforços e intensificou a busca por pessoas em fila de espera e o número de consultas. O primeiro passo foi dividir os pacientes que buscavam a primeira consulta e os que estavam retornando para revisão. Na sequência, um mutirão interno foi montado, incluindo o trabalho de profissionais das unidades de saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, para organizar o agendamento de cada paciente.
- Alcançamos a quarta fila zerada em menos de um mês como fruto de muito trabalho intensificado para prestar o suporte que nossa população merece. Assim como aconteceu com os demais sistemas de saúde, a pandemia nos forçou a congelar muitos atendimentos. Fomos o primeiro município da região a retomar essas atividades e não poderia ser diferente do que vínhamos apresentando antes da pandemia: com muita organização e esforço conjunto dos profissionais da saúde. Não vamos parar por aí, nosso objetivo é agilizar todos os atendimentos com demanda retida. A saúde pública de Resende é uma das melhores do país e vamos continuar fazendo jus à qualidade e estrutura que trabalhamos muito para conquistar – comentou o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira.
A gestão municipal reforça a importância de manter os dados pessoais atualizados nas unidades de saúde de referência, principalmente nos casos de pessoas que aguardam por algum atendimento. Esta espera, em alguns casos, pode durar apenas alguns dias. Outro ponto importante é ficar atento às chamadas telefônicas feitas por profissionais de saúde pública de Resende.
Comentarios