Neste ano, projeto já percorreu propriedades na comunidade Terra Livre, Vargem Grande e Sertãozinho
A Prefeitura de Resende segue atenta às demandas dos trabalhadores rurais da cidade. Está em andamento o projeto “Saúde do Trabalhador Rural”, realizado pelo Programa de Saúde do Trabalhador (PST), vinculado à Vigilância em Saúde, em parceria com o Cerest Médio Paraíba 2 e com a Atenção Primária, que visita propriedades da zona rural para levar orientações e informação aos trabalhadores.
No último dia 6, uma reunião foi realizada junto ao Sindicato Rural de Resende para alinhar as diretrizes do projeto. Até o momento, os territórios da comunidade Terra Livre, Vargem Grande e Sertãozinho já receberam as primeiras visitas da equipe técnica nos dias 10, 13 e 24 de fevereiro, respectivamente. A primeira visita na Terra Livre já ocorreu na última sexta.
A próxima etapa do projeto será com visitas em propriedades rurais dos territórios. Durante a ação, os profissionais levarão orientação e esclarecimento de dúvidas da população com relação aos riscos das atividades do campo, sobre doenças ocupacionais relacionadas e uso correto de EPIs, quando necessário.
- O Projeto busca conhecer a realidade de saúde dos trabalhadores da zona rural de Resende, gerar dados relacionados aos riscos laborais, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais mais comuns em cada território de Saúde, para que, assim, possamos trabalhar em estratégias de prevenção e promoção de saúde direcionadas à realidade local. Temos uma equipe dedicada e que está atenta ao que esses trabalhadores precisam – comentou a coordenadora do PST, Isabela Mazza.
As ações nos territórios de Engenheiro Passos, Serrinha, Capelinha e Vargem Grande contam com o apoio da Unidade de Saúde de Referência da Atenção Primária, em cada território. Já as ações da Terra Livre e Sertãozinho têm o apoio do CRAS Itinerante.
No primeiro semestre de 2022, o serviço esteve em 20 propriedades rurais no distrito de Engenheiro Passos. Já no segundo semestre de 2022, estivemos em 14 propriedades na Serrinha e 19 na Capelinha.
Comments