Obra será realizada em trecho da Rua Jair Alves dos Santos, que está cedendo. Trânsito no local está interrompido
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU), iniciou nesta terça-feira, dia 26, a construção de um muro de contenção na Rua Jair Alves dos Santos, antiga Rua F, no bairro Nove de Abril. O prefeito Rodrigo Drable acompanhou o início dos trabalhos juntamente com o secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vaneli, o Leiteiro; o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Furlani e o parlamentar Demerson Sérgio Prado Novais, o Deco.
O prefeito falou sobre a situação da área e pediu a colaboração dos moradores. “Essa via possui uma fissura no asfalto devido à movimentação de terra causada pelas chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses. Nós solicitamos uma avaliação geológica ao Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM), que esteve aqui e elaborou um relatório com os pontos mais críticos da localidade. Com este laudo, nós identificamos os pontos mais preocupantes e estamos dando início às obras para sanar os problemas”, explicou Drable, acrescentando que pelo fato da via ser estreita, foi necessária a interrupção do trânsito.
De acordo com o secretário da SMMU, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, os trabalhos serão complexos e divididos em etapas. “Essa será uma obra longa, realizada em quatro fases; hoje estamos iniciando a primeira. O muro de contenção terá 15 metros de comprimento por quatro metros de altura, faremos uma estrutura bem reforçada, pois a via recebe o peso do trânsito local e tem moradias na parte de baixo”, pontuou.
Engenheiro da SMMU e responsável pelo projeto, Flávio Ramos explicou como a estrutura será feita. “Esse muro de contenção será de concreto armado atirantado, com tirante na parte superior e pilares nas pontas. Assim, o muro será travado no terreno consolidado”, explicou.
O vereador Deco falou da importância da obra para a comunidade. “Aqui existia um muro de contenção, construído há mais de uma década, mas o mesmo se rompeu. Temos muitas famílias aqui, então, a preocupação é grande”, lembrou o parlamentar.
O prefeito Rodrigo Drable aproveitou para alertar e pedir a colaboração das pessoas quanto à segurança das encostas. “Não podemos ter escavações nas bases de morros e em áreas íngremes onde pessoas moram embaixo, pois compromete e desestabiliza a estrutura do talude. É fundamental, enquanto sociedade, trabalharmos juntos para que a solução seja resultado de um esforço coletivo”, concluiu o prefeito.
Fotos: Paulo Dimas
Comments