Baixa cobertura vacinal no município, assim como em todo o país, motivaram a recomendação Ministério da Saúde
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou a campanha nacional de vacinação contra Influenza e Sarampo até o dia 24 de junho. A medida acontece em virtude da baixa cobertura vacinal e segue as recomendações do Ministério da Saúde, uma vez que a cobertura está baixa em todo o território nacional.
A aplicação das doses continua para os públicos prioritários em Resende de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro Municipal de Imunização, nos postos de saúde e na Policlínica Manejo. Já na Clínica da Família, na Morada da Montanha, a vacina fica disponível de segunda a sexta, das 9h às 20h. Para se vacinar é necessário levar o cartão SUS, CPF e cartão de vacina, no caso de crianças;
De acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha é manter a população protegida destas doenças e evitar que elas voltem a se tornar um problema grave.
- Esperamos que as pessoas se conscientizem e venham receber a vacina, fazendo parte do público alvo. Estamos fazendo o possível para destacar a importância da vacina na contenção de doenças que já tiveram momentos de alta contaminação e muitas pessoas em estado grave, causando até mortes. Teremos um prazo adicional e esperamos que essas pessoas venham se vacinar. Em especial, os responsáveis pelos menores de idade na faixa etária contemplada pela vacina – disse o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto.
A vacina tem a duração de um ano. Portanto, aqueles que se imunizaram no ano passado e estiverem incluídos nos grupos de risco devem se vacinar novamente. A renovação acontece em virtude da mutação do vírus que exige também alterações no conteúdo da vacina para que a imunização esteja em dia.
Quem pode se vacinar?
Os grupos prioritários são assim definidos por tratar de pessoas mais expostas ou suscetíveis às doenças. Confira o público-alvo das vacinas:
Influenza: estão incluídos idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, professores, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, forças de segurança, forças de salvamento e forças armadas.
Sarampo: estão inclusos trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Comments