Acompanhado de secretários e servidores, o prefeito Rodrigo Drable e o bispo Dom Luiz Henrique conferiram fase final das melhorias estruturais e restaurações
O prefeito Rodrigo Drable e o bispo diocesano Dom Luiz Henrique acompanharam na tarde desta quarta-feira, 25, o andamento da reforma e restauração da Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada no distrito de Amparo. Os trabalhos estão previstos para serem concluídos no final de julho. Os secretários municipais Eros dos Santos (Planejamento Urbano) e Bruno Paciello (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação) também estiveram presentes.
As intervenções são fruto de convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura - e a Prefeitura de Barra Mansa.
Emendas parlamentares designaram aproximadamente R$949 mil para custear a restauração. Devido ao precário estado de conservação, o templo permanecia fechado desde 2015. Com as novas intervenções, o monumento será devolvido à comunidade.
“O objetivo dessa visita foi acompanhar o andamento das obras, que estão próximas de serem finalizadas. Se precisarmos fazer algum ajuste e alteração, o momento é agora. Os trabalhos devem ser concluídos até o dia 31 de julho, se não houver intercorrências, como chuvas”, explicou Eros.
Bruno Paciello também falou sobre a conclusão dos serviços. “Este é mais um passo nos ajustes finais para entregarmos a obra. É um alinhamento entre o município e a igreja, avaliando futuras objeções à entrega da obra. Estamos com gás total para concluirmos o mais rápido possível”, ressaltou o secretário.
Dom Luiz Henrique também espera que o patrimônio histórico da região esteja pronto logo, dentro das condições necessárias. “Queremos fazer a inauguração das obras, com a graça de Deus, até o mês de agosto", disse o bispo da Diocese Barra do Piraí – Volta Redonda, agradecendo a Prefeitura e todas as partes envolvidas para que “esse sonho da nossa região e do nosso povo seja concretizado”.
O prefeito Rodrigo Drable destacou que a igreja de Amparo é um orgulho para todos pelo marco histórico e religioso que representa. “A gente vence a primeira etapa da estrutura da igreja, garantindo que ela se torne segura. Agora prevemos o restauro de adornos e das imagens através de parceria com a comunidade, promovendo festas e eventos para que sejam restauradas. Então, é muito importante o envolvimento social de todos para nós celebrarmos em pouco tempo a entrega dessa igreja totalmente reformada e restaurada”, ressaltou o prefeito.
Presente na visita para conferir o andamento das obras, a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos, adiantou que uma festa na localidade já está sendo programada. “A Gerência de Turismo vai programar junto com o pároco a Festa de Nossa Senhora do Amparo no dia 15 de agosto, já com a igreja aberta. Vamos trabalhar de hoje até lá para fomentar o turismo religioso”.
Também participaram da vistoria às obras o vigário geral da Diocese, Monsenhor Alércio de Carvalho, o coordenador da Comissão de Patrimônio Histórico, padre Márcio Moraes, e servidores municipais.
Igreja de Nossa Senhora do Amparo As obras seguem as determinações e fiscalizações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ministério do Turismo, com o apoio da Cúria Diocesana de Volta Redonda e Barra do Piraí, para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi construída em 1829.
Comments