Evento acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no auditório da AEDB
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover nos próximos dias 29, 30 e 31, o V Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende (SEEIR), um importante evento motivado pela Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência. O convite é feito à população em geral e principalmente aos profissionais da educação.
O objetivo da mobilização, de acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, é debater as diversas formas de incluir e tornar mais acessível a educação para as pessoas com deficiência. Serão abordadas práticas pedagógicas, e tudo a respeito do aluno com deficiência. O conhecimento será transmitido através de cursos voltados exclusivamente para os profissionais da educação e oficinas, que também são voltadas para a sociedade civil.
O credenciamento para o evento começa às 18h30 e a abertura acontece às 19h. A AEDB Resende fica na Av. Cel. Prof. Antônio Esteves, 1 - Campo de Aviação, Resende. Após a abertura, haverá um momento cultural, seguido de uma palestra com a seguinte reflexão: “Será que ainda somos os mesmos? O que permaneceu e o que mudou na convivência escolar após a experiência pandêmica”.
- A inclusão é um tema que precisa ser discutido e disseminado pela educação. Só assim, conseguimos melhorar e nos aprimorar para ter equidade no contexto educacional. O conhecimento que esses profissionais e civis vão aprender no seminário, eles irão replicar e multiplicar em seus contextos. Teremos oficinas excepcionais e cursos para os profissionais. Isso faz toda a diferença para trazer esse estudante com deficiência para um aprendizado pleno. Esperamos que a população aproveite mais um seminário - comentou a secretária de Educação.
As inscrições devem ser feitas previamente através dos links informados abaixo.
Cronograma e links para inscrição das oficinas:
Dia 29 de agosto
18h30 - Credenciamento
19h - Abertura oficial do V SEEIR
Momento cultural
Participação do aluno Diogo do Rosário Rocha - atendido na Associação Pestalozzi- representante do grupo “Autodefensores”.
Palestra: “Será que ainda somos os mesmos? O que permaneceu e o que mudou na convivência escolar após a experiência pandêmica” – Psicóloga Valéria Marques
Dia 30 de agosto
7h30 - Credenciamento
8h - Curso de Inclusão escolar para profissionais da REMEP – Professor Lucelmo Lacerda
13H30 – Oficinas
Introdução à Tecnologia Assistiva – Professora Edinéia Filomena da Rocha (20 participantes).
Rotina visual para TEA no contexto da escola regular -Professoras: Rossana e Luciana (30 participantes)
A família e a interação com a Libras e a comunidade surda- Professora Isabel Cristina de Souza Reis (25 participantes).
A Importância de Educação Bilíngue para os surdos -Professora Aline Evelin Pedro da Silva Guimarães (25 participantes).
Educação Bilíngue para Surdos: práticas pedagógicas para o ensino de Português escrito como segunda língua. – Professoras Kacimasa Viana Yamashiro e Cláudia Mathias de Oliveira (25 participantes).
Práticas no atendimento pedagógico da criança com DI- Gislane da Conceição e Valdenira Fernandes (25 participantes)
Oficina de Jogos Adaptados para as pessoas com deficiência visual: Xadrez, Braille dentre outros. Profissionais: Rosane Nunes, Walquiria de Amorim, Mário Luiz e José Gomes (25 participantes).
Oficina de Informática Educativa com programas de Estimulação a pessoa com deficiência: Sebran, Dosvox e NVDA. Profissionais: Fernando Moreira e Filipe dos Santos (25 participantes e cada participante levar pen drive e notebook se possível)
Dia 31 de agosto
8h Curso – Manejo de comportamentos – Me. Felipe Magalhães – arte separada
Oficinas:
A educação física estruturada e a importância das dicas visuais para o aluno com TEA Professora Zilmara (20 participantes).
A família e a interação com a Libras e a comunidade surda- Professora Isabel Cristina de Souza Reis (25 participantes)
A Importância de Educação Bilíngue para os surdos -Professora Aline Evelin Pedro da Silva Guimarães (25 participantes).
Educação Bilíngue para Surdos: práticas pedagógicas para o ensino de Português escrito como segunda língua. – Professoras Kacimasa Viana Yamashiro e Cláudia Mathias de Oliveira (25 participantes).
Estimulação Pedagógica- Professora Rosane Nunes (25 participantes).
Oficina de Informática Educativa com programas de Estimulação a pessoa com deficiência: Sebran, Dosvox e NVDA. Profissionais: Fernando Moreira e Filipe dos Santos (25 participantes e cada participante levar pen-drive e notebook se possível).
Oficina integrada em Artes e Meio Ambiente: Criando e recriando com e pela natureza: Kokedama e outras artes. Profissionais: Aldo Luiz Pires, Micheli de Farias e Rosemeire Bicalho Batista. (25 participantes)
Oficina circuito inclusivo: promovendo autonomia e qualidade de vida. Profissionais: Eduardo Vieira, Evandro Rodrigues, Ricardo Camões, Silvana Braga e Manoel Pinheiro (25 participantes)
コメント