Esta é uma Mobilização Nacional, que envolve as escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE)
Foi encerrado nesta sexta, 8 de abril, o projeto Semana Saúde na Escola (SSE), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Segundo a SMS, esta é uma Mobilização Nacional, que envolve as escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE).
Sob o Tema: "Prevenção da Covid-19 nas Escolas", a SSE foi iniciada na segunda, 5 de abril, e os primeiros a participarem do projeto foram os alunos da Escola Municipal Profª Eliana Provazi. Na ocasião, as Equipes da Estratégia Saúde da Família e Equipes da Educação atuaram de forma integrada desenvolvendo as ações do PSE. A coordenadora do Projeto, Ingrid Resende Moreira, explica que tanto a data quanto o Tema são definidos anualmente pelo Ministério da Saúde, sempre no mês de abril, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.
A Coordenação do PSE ainda esclarece que além da Prevenção da Covid-19, os alunos passaram por ações de Saúde Bucal, Combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da Alimentação Saudável e prevenção da obesidade.
Já Verônica Machado, subsecretária de Saúde, diz que a ação também conta com a parceria da Equipe da Vigilância Sanitária e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). "Todos os dias nós realizamos a entrega de informativos e avaliação do estado nutricional por meio da antropometria e cálculo do IMC, além da Verificação da Saúde Vacinal; Saúde Auditiva e entrega de informativo sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência”.
Para o prefeito Alexandre Serfiotis, a ação é de extrema importância com o retorno da rotina pós pandemia, pois visa estabelecer hábitos de vida saudável junto à comunidade escolar. “Estamos a cada dia refazendo nossas vidas e a promoção à saúde é um fator importante nesse processo. Lembrando que as unidades de ensino também serão beneficiadas com ações de saúde no decorrer de 2022, mediante agendamento entre saúde e educação”, finaliza Serfiotis.
Foto: Fabiano Sabino
Comments