O texto determina que as datas determinadas atenderão às especificações de jogos exclusivos femininos, atendendo à demanda de visibilidade do futebol feminino do Estado do Rio
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, nesta quinta-feira (30/06), o Projeto de Lei 5.778/22, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), que prevê a realização de jogos e eventos de futebol feminino, preferencialmente, no Estádio do Maracanã.
A medida modifica a Lei 5.861/11, que obrigava jogos de futebol feminino antes das semifinais e finais do Campeonato Carioca de Futebol Masculino. A norma ainda precisa ser aprovada em segunda discussão pelo plenário da Alerj. O texto determina que as datas determinadas atenderão às especificações de jogos exclusivos femininos, atendendo à demanda de visibilidade do futebol feminino do Estado do Rio.
“A norma em vigor nunca foi obedecida, em parte porque a realização do evento é de responsabilidade de ente privado e, em parte, porque não havia política pública específica para fomentar o esporte entre as mulheres. A presente alteração busca sanar o entrave causado pela imposição de regra à ente privado, além de emancipar o futebol feminino da condição de mero apêndice do torneio masculino”, afirmou Rejane.
Commentaires