78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia
Estudantes mais cansados, desanimados e acima do peso, essa é uma realidade relatada por pais e educadores do país após o período de pandemia. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia.
Para reverter essa situação e conscientizar sobre os benefícios da atividade física, o Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, resolveu inovar. O projeto “Minha Bike na Escola”, que incentiva a garotada a pedalar, ganhou um formato mais ampliado e convidou os estudantes a deixarem a bicicleta ou velotrol por três semanas na unidade durante o mês de agosto.
Durante as aulas de educação física, recreio e intervalos, as crianças da Educação Infantil aproveitam para se exercitar e praticar a atividade. A professora de educação física e criadora do projeto, Ana Paula Ferreira, explicou que em muitos casos os pequenos não sabem ainda nem mesmo pedalar e estão aprendendo dentro da escola.
"Nós sabemos que durante a semana é mais corrido para os pais e responsáveis conseguirem levar as crianças para andar de bicicleta, por isso, com essa atividade queremos que eles tomem gosto pela prática e sintam como fazer atividade física é prazeroso e assim chamem os papais e mamães para pedalarem ao menos aos finais de semana", disse a professora.
De acordo com a diretora da unidade, Flavia Real, desde o retorno às aulas presenciais, as equipes de Coordenação Pedagógica, trabalham para restabelecer o ritmo das aulas que foi afetado pela pandemia. E uma característica comum aos segmentos foi a necessidade de incentivar mais o movimento entre os estudantes que ficaram por muito tempo parados.
"Nós entendemos que a escola serve como um apoio para os pais nessa observação do comportamento dos seus filhos. Por isso promovemos atividades diferenciadas que levem mais bem-estar aos estudantes, ações essas que interferem diretamente na aprendizagem, além de promover uma experiência agradável que integra ainda mais os pais, avós, tios e todos os responsáveis que formam essa comunidade escolar", disse Flavia.
A diretora ressaltou ainda que outras atividades foram intensificadas no Colégio, inclusive exercícios mentais, jogos e outras iniciativas que movimentam também o pensamento e ampliam o desempenho da aprendizagem.
Comments