PSE é uma iniciativa do Governo Federal e une saúde e educação com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos estudantes da rede pública
Dando continuidade ao cronograma de ações voltadas à saúde do resendense, a Prefeitura de Resende preparou um novo calendário para outubro do Programa Saúde na Escola (PSE), com ações em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, para contribuir com a formação integral dos estudantes visando ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. As ações acontecem mediante uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estácio de Sá e a Associação Educacional Dom Bosco.
Neste mês, as ações do PSE acontecem nos dias 06 e 27, às 9h, na Escola Municipal Rio Preto, na Pedra Selada, e na Escola Municipal Francisco Quirino Diniz, em Visconde de Mauá, respectivamente. Em ambas as unidades escolares, o público-alvo são crianças de 3 a 12 anos que receberão instruções sobre saúde bucal, higiene corporal, sexualidade e maturação corporal.
No mês de setembro o PSE também esteve presente em mais localidades. As duas primeiras ações aconteceram ambas no dia 21 de setembro, nas escolas municipais São Vicente Ferrer e João Rodrigues, na Vila da Fumaça, e Hetelvina Carneira, na Pedra Selada, tendo como público-alvo crianças de 3 a 11 anos e 4 a 12 anos, respectivamente. Dentre as atividades realizadas estavam orientações em higiene corporal, promoção em alimentação saudável e cuidado com a voz de professores e diretores.
Ainda em setembro, o PSE esteve presente em duas unidades: Escola Municipal Moacir Coelho, na Serrinha, e Adelaide Lopes Salgado e Alberto Ferraz, na Capelinha, para crianças de 3 a 15 anos realizando promoção em saúde bucal, orientações em higiene corporal, prevenção a IST/Aids e prevenção a gravidez na adolescência.
Cobertura total do PSE
Resende ficou entre as cinco cidades de todo o estado do Rio com cobertura total do Programa Saúde na Escola em 2021.
Vale reforçar que o PSE é uma iniciativa do Governo Federal para unir saúde e educação e melhorar a qualidade de vida dos estudantes da rede pública.
O público beneficiado pelo PSE são estudantes que frequentam as creches municipais até os jovens atendidos pela Educação de Jovens e Adultos, passando também pelos estudantes da primeira e segunda fase dos ensino Fundamental e Médio.
Comentarios