top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

PROCURADORIA DA ALERJ É HOMENAGEADA NO 6º SEMINÁRIO NACIONAL DO GNV

O evento aconteceu na Casa Firjan e destacou a importância do Gás Natural para o Estado do Rio, que detém 70% da frota nacional movida a GNV

A Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi homenageada na noite desta quinta-feira (05/10), durante o 6º Seminário Nacional do GNV, organizado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ). O evento aconteceu na Casa Firjan e destacou a importância do Gás Natural para o Estado do Rio, que detém 70% da frota nacional movida a GNV e tem também o maior mercado consumidor do produto, além de revelar as expectativas de crescimento do setor para os próximos anos.


Procurador Geral da Alerj, Robson Maciel - que recebeu a Medalha do Mérito da Indústria da Reparação Automotiva - disse que foi uma oportunidade para obter mais informações sobre as direções do setor no Estado. “A Alerj, por meio da Procuradoria legislativa, vem defendendo o setor de gás natural há algum tempo, sobretudo em uma demanda judicial específica em que conquistamos uma liminar que resultou em um grande benefício para a distribuição de gás natural no Estado. Continuamos empenhados nesta ação e seguimos contribuindo com as entidades envolvidas. Obviamente, o papel da Casa não se esgota nessa ação, o gás natural é uma concessão do Estado, por competência constitucional, e todas essas matérias passam pela Assembleia Legislativa. Fazer parte deste evento, aprender com o setor sobre tudo aquilo que ainda virá para o Rio de Janeiro é muito importante para pautar e subsidiar as decisões que serão tomadas", comentou Maciel.


O secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, disse que a Alerj tem papel fundamental na consolidação do mercado de GNV no Rio de Janeiro. “Existe um programa nacional de distribuição de gás, que é uma matéria prima que tem sido discutida em vários outros estados, mas o Rio de Janeiro é protagonista nessa utilização do gás natural veicular e tem hoje mais de 70% da frota nacional. Isso significa que a responsabilidade do parlamento aumenta, no sentido de melhoria da legislação para dar condições à ampliação desse mercado”, disse o secretário.

O presidente do Sindirepa e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Celso Mattos, falou sobre a importância do Legislativo estadual para o setor. “A Alerj pode ajudar muito, principalmente na questão dos incentivos. Nós tivemos uma redução no desconto do IPVA, que era de 75% e foi reduzido para 68%. Essa é uma medida bacana que poderia ser feita, além de outros incentivos fiscais, como a própria tarifa do preço do gás natural veicular. Quanto mais se estimula o GNV, mais o Estado arrecada, e para isso, precisamos muito da Alerj”, explicou.


Participaram do seminário o deputado federal Júlio Lopes (PP); a presidente da Naturgy, Katia Repsold; o diretor da ANP no Rio de Janeiro, Fernando Moura; a presidente da Abiogás, Renata Isfer; o diretor da Abegás, Marcelo Menezes; e o presidente do Conselho de Energia da ACRJ, Gabriel Krospch.

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page