Alunos da escola de engenharia da universidade utilizam drones para mapear imóveis que serão regularizados pela gestão municipal
A Prefeitura de Resende iniciou uma parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) para a regularização fundiária e a primeira ação conjunta aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, em sete quadras no bairro Cabral. A escola de engenharia se comprometeu a executar a topografia georreferenciada do núcleo de cada terreno. A intermediação desta parceria foi feita pela Superintendência de Habitação.
A ação contou com a participação de seis pessoas da área, sendo dois professores, três alunos e um assistente técnico, que utilizaram drones para o mapeamento dos lotes.
As assistentes sociais da Superintendência de Habitação entrarão em contato com os responsáveis pelos imóveis para fazer o cadastramento socioeconômico da população ocupante destes lotes a serem regularizados.
- Esta foi a primeira de outras ações que serão realizadas por meio desta parceria entre a Superintendência de Habitação e a UniFOA. Os profissionais da instituição que participaram da ação coletaram informações e imagens para que um estudo da área seja feito, e, assim, os proprietários sejam comunicados. A regularização fundiária é de extrema importância porque promove a segurança jurídica e social dos ocupantes de terras, garantindo o direito legal e legitimando a posse. Isso permite o acesso a serviços básicos, como água, energia e infraestrutura, além de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a redução de conflitos agrários - explicou Alessandra Brandão, superintendente de Habitação.
A regularização fundiária também contribui para a preservação do meio ambiente e para a inclusão social, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos.
Nesta parceria, existe a previsão de mapeamento de 200 lotes, que acontecerão ao longo do ano.
Comments