Veículos e motoristas da frota municipal serão monitorados em tempo real para segurança da administração pública
Mais um sonho da gestão municipal de Resende está virando realidade. A prefeitura começou a implementação de um sistema que conta com a mais moderna tecnologia para monitoramento da frota municipal de veículos. Através do sistema, uma central de monitoramento terá controle em tempo real sobre cada veículo e o respectivo motorista, além de também gerar economia por proporcionar um controle de informação das condições dos veículos.
O projeto é fruto do planejamento da Secretaria Municipal de Administração junto à Procuradoria Geral do Município e à Superintendência de Tecnologia da Informação. Até o momento, quase 250 veículos já foram cadastrados, sendo que a frota municipal conta com um total de 305 veículos. Com os carros devidamente equipados com o sistema de monitoramento, a central de monitoramento terá controle total sobre cada um deles. Informações como o estado do tanque de combustível e as condições de cada veículo. Isso acarretará em economia aos cofres públicos, já que através do sistema será possível se precaver aos eventuais problemas com veículos.
- É um projeto que segue a tendência de passar pelas mãos e pelo conhecimento de profissionais da casa, através da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação. Anos atrás parecia impossível, um verdadeiro sonho alcançar esse nível de qualidade em termos de monitoramento. Hoje estamos mostrando que é possível e que com toda a determinação e compromisso da atual gestão conseguimos tornar Resende um município moderno e mais cuidadoso com o patrimônio público. Os veículos são utilizados para prestar serviços à população e queremos que isso seja feito com toda segurança e qualidade possível - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Centralizando o monitoramento, um setor da prefeitura será mobilizado para o controle da frota em tempo real. Caso um veículo apresente movimentação suspeita, a central poderá inclusive desligar o veículo remotamente. Além de obter informações sobre o veículo, cada motorista terá um cartão de identificação que será inserido no sistema do carro para ligá-lo, possibilitando que a central saiba qual é o condutor. Toda a documentação do veículo também será registrada no sistema.
- Resende está iniciando um processo que é pioneiro em prefeituras da região e que traz uma nova realidade em termos de controle, cuidado e segurança para a frota municipal. Através do novo sistema com tecnologia de ponta, os próprios motoristas terão mais tranquilidade ao transitar, já que serão monitorados em tempo real. Sem falar do zelo com o patrimônio público e a economia que isso vai gerar, pois a gestão municipal vai ter controle sobre o estado de centenas de veículos e vai poder agir preventivamente para evitar problemas – explica o secretário municipal de Administração, Kaio Marcio de Paiva.
Com a tecnologia de última geração, Resende atinge o ápice da gestão de frotas. A primeira etapa do processo, que já está em execução, é o cadastramento dos veículos da frota em sua totalidade: todos os 305. Em um segundo momento, o município irá fazer o cadastramento e a geração do cartão de identificação de cada motorista. E o terceiro ponto fundamental é a finalização da central de monitoramento, que ficará na sede administrativa da prefeitura.
Comentários