Município está atento aos protocolos e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado de Saúde
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue ouvindo e se atualizando junto à Secretaria do Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde sobre a “Varíola dos Macacos”. As frentes emitem recomendações e um protocolo que deve ser aderido no município para combater o crescimento e a proliferação da doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, a gestão municipal recebeu um protocolo que recomenda o uso de máscaras principalmente para gestantes, puérperas e lactantes. Essa recomendação é ainda maior em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus.
Atualmente, agindo de forma preventiva, o município realiza treinamentos para os profissionais de saúde, que são a linha de frente diante dos primeiros cuidados com infectados. Todas as recomendações do Ministério da Saúde são encaminhadas para os hospitais e unidades de saúde de referência do município, fazendo com que os profissionais da saúde estejam atentos à doença.
- O município hoje é capaz de fazer o exame e detectar a doença aqui mesmo, seguindo com os cuidados até o momento direcionados pelas autoridades em saúde do país. A saúde pública de Resende continua atenta e monitora a evolução da doença. No quadro atual, a varíola dos macacos recebe muita atenção e estamos nos reunindo constantemente para debater as atualizações. Tendo dito isso, a atenção maior deve ser pelos grupos de gestantes, puérperas e lactantes, que formam um público mais vulnerável à transmissão - comentou o secretário.
Até o momento, Resende notificou três suspeitas da doença, que foram prontamente investigadas. Dois casos já foram descartados e um continua aguardando resultado.
Comments