O encontro foi promovido para a apresentação do Espaço Ecológico Educativo que funciona no IFRJ, campus Pinheiral
Prefeitura de Pinheiral por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), promoveu na noite da última quarta-feira, 23, a segunda reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) com para apresentar aos conselheiros o "Espaço Ecológico Educativo (EECoE) um laboratório prático criado com o intuito de despertar a consciência ambiental e servir de instrumento de aprendizado, localizado dentro do IFRJ Campus Pinheiral.
Por meio de uma palestra, a professora Dra. Cristiana Couto Miranda apresentou ao conselho o EEcoE, que atende aos públicos interno e externo ao campus.
“A visita ao espaço é gratuita e guiada geralmente por alunos do próprio campus, que contam sobre a história do local, curiosidades, apresentam os projetos existentes no local e apresentam espécies da fauna e da flora. Durante o percurso, os visitantes podem conferir, por exemplo, a árvore do dinheiro e uma árvore sapucaia com mais de cem anos de idade e curiosidades”, disse a professora.
Cristiana Couto falou também sobre o Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo, um atrativo que complementa o trabalho do EEcoE. O espaço conta com coleções de animais; minerais; rochas; solos; esqueletos; carpoteca (coleção de frutos) e sementeca (coleção de sementes) e um ambiente marinho. O agendamento de visitas pode ser feito por meio do e-mail eecoe.cpin@ifrj.edu.br.
Para o secretário do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, o EEcoE é uma área de grande relevância ambiental localizada na região central do município, desenvolvido pelo Instituto federal com base na recuperação, proteção e estudo da fauna e flora. “É mais uma importante ferramenta de conscientização ambiental que, aliada a outras atividades já desenvolvidas pela nossa secretaria, podem contribuir muito com a defesa do meio ambiente. Já realizamos algumas atividades levando os alunos da rede pública para visitação e pretendemos realizar mais trabalhos em conjunto, com o objetivo informar, orientar, educar e despertar ainda mais a importância da preservação do meio ambiente”, destacou o secretário.
Comentarios