Um dos objetivos foi abordar a importância do diagnóstico precoce
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço que será celebrado em 27 de julho, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último dia 13 de julho, uma palestra gratuita sobre o tema: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê!”. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Saúde e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, como agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, dentistas e moradores. O objetivo da palestra foi alertar a população sobre a gravidade da doença, bem como a importância do diagnóstico precoce que possibilita ao paciente maiores chances de cura.
Na ocasião, foram promovidas palestras com a reabilitadora oral, Aline Pires e o dentista, especialista em bucomaxilo, Marcelo Ribeiro Alves, que abordaram os fatores de risco e principais causadores da doença, como tabagismo, etilismo e Papilomavírus Humano (HPV), além de roda de conversa para o público presente.
Para levar informações e conscientização sobre o tema, foram realizadas ainda palestras nas Unidades Básicas da Família (UBSF) dos bairros Varjão, Palmeiras, São Jorge e Parque Maíra.
O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.
No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto.
O secretário de Saúde Everton Alvim, destaca que a abordagem da prevenção e conscientização são de suma importância para alertar sobre os riscos da doença.
- Essa campanha vigente durante todo esse mês de julho é crucial para o município. Este foi mais um momento de aprendizado e troca de experiência entre os profissionais que atuam na rede e a população. Os cidadãos precisam estar cada vez mais conscientes de que as chances de cura do câncer são muito maiores para os casos diagnosticados precocemente - destacou.
A gerente do Centro Especializado Odontológico (CEO), Suzanne Dominguetti, afirma que o objetivo da palestra foi alcançado e aproveita para alertar à população que em caso de qualquer sintoma, deve-se procurar um profissional para um diagnóstico correto.
- Os palestrantes abordaram os sintomas e causas da doença de maneira explicativa, possibilitando um maior entendimento sobre o tema. É muito importante transmitir conhecimento aos nossos usuários para evitar o aumento de casos de câncer em nossa localidade. É uma discussão que precisa continuar sendo intensificada. Ficamos satisfeitos com o evento e temos a certeza de que os usuários estarão atentos para diagnosticar os sintomas e os cuidados necessários contra esse problema de saúde - disse.
Comments