Encontro terá debates sobre cinco eixos temáticos, eleição dos conselheiros e indicação dos delegados da Conferência estadual
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD), realizará no próximo dia 31 de outubro, terça-feira, a II Conferência municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município. Com o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento, aberto ao público e gratuito, vai acontecer das 13 às 18 horas, no salão nobre do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Pinheiral, localizado na Rua José Breves, 550, Centro. O encontro terá debates sobre cinco eixos temáticos, eleição dos conselheiros e indicação dos delegados da Conferência estadual e para participar, não é necessário realizar inscrição.
As Conferências se destacam por serem importantes espaços de participação social e discussão relacionadas ao tema central e quando se fala de políticas públicas e direitos das pessoas com deficiência o objetivo é ouvir a demanda do público que vive diariamente esta realidade, para que, dessa forma, seja possível realizar um trabalho mais articulado, estratégico e eficiente entre os setores públicos e privados envolvidos.
Os eixos que serão discutidos serão:
EIXO TEMÁTICO I - Estratégias para manter e aprimorar o controle social
assegurando a participação das pessoas com deficiência;
EIXO TEMÁTICO II - Garantia do acesso das pessoas com deficiência às
políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
EIXO TEMÁTICO III - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com
deficiência;
EIXO TEMÁTICO IV - Cidadania e Acessibilidade;
EIXO TEMÁTICO V - Os desafios para a comunicação universal;
Para a secretária da pasta, Patrícia Rivello, a conferência é um momento muito importante, pois possibilita o debate sobre as políticas públicas que devem ser implementadas para as pessoas com deficiência, além de apontar possíveis melhorias para esse público.
- Devemos aproveitar eventos como a Conferência para intensificar o debate sobre políticas públicas que amparam as pessoas com deficiência. Pinheiral está em constante desenvolvimento e precisamos garantir os direitos das pessoas com deficiência de modo que possamos avançar em acessibilidade e inclusão social- disse.
Commenti