Encontros abordaram os desafios do Processo de aprendizagem de PCDs e TEA
Cerca de 550 profissionais da educação da rede municipal de ensino de Pinheiral, participaram na última quarta-feira, 22, do encontro de formação continuada. O evento, garantido através do calendário letivo, foi realizado pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME) , e aconteceu na Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto, em três horários, pela manhã, tarde e noite.
O objetivo do encontro foi conscientizar e orientar os educadores sobre as adaptações necessárias para o processo de aprendizagem de Pessoas com Deficiência (PCDs) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo que os alunos recebam um atendimento de qualidade e adequado às suas necessidades específicas.
Os professores puderam se inscrever nas oficinas de acordo com seus interesses e a formação ofereceu diversas oficinas centradas na temática da Inclusão, abordando uma ampla gama de tópicos, entre eles: TEA: da teoria à prática, o ensino de arte para PCDs e TEA, Estratégias e práticas para a construção de uma matemática inclusiva, desafios, práticas e adaptações para o processo de aprendizagem do deficiente auditivo, entre outros.
Durante o encontro, foram promovidos momentos de compartilhamentos de ideias para atividades, dinâmicas, estudos, vídeos e mesa de jogos. As oportunidades de diálogo e estudo entre os profissionais proporcionaram o surgimento de temas relevantes para as próximas formações do segmento.
De acordo com o secretário da pasta ,Fernando Cabral, a formação continuada pode auxiliar os educadores a entenderem melhor seus alunos, além de alavancar os conhecimentos dos profissionais da educação.
“O impacto deste evento ultrapassa a sala de aula. Ela promove um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos buscam se desenvolver plenamente. Estamos comprometidos em continuar investindo na capacitação de nossos profissionais para garantir que cada criança receba a atenção e o apoio necessários para seu crescimento acadêmico e pessoal", concluiu Fernando Cabral.
A pedagoga da equipe multidisciplinar da SME de Pinheiral, falou da importância dos encontros de formação.
"Foi um dia extremamente positivo. Os professores participaram ativamente das oficinas, que abordaram diversas estratégias e práticas inclusivas essenciais para o desenvolvimento dos nossos alunos. É fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com a diversidade nas salas de aula, garantindo um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficaz para todas as crianças”, disse a pedagoga, Frances Marcato.
Comments