Objetivo é discutir políticas públicas para este público e dar voz aos jovens para explanarem sobre temas como futuro e emprego
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Subsecretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SMJEL), promove nesta quinta-feira, 14, o II Fórum do Conselho Municipal de Juventude de Barra Mansa. O objetivo é reunir entidades, instituições, ONGs (Organizações Não Governamentais), movimentos religiosos e outros, em torno da discussão de políticas públicas para este público. O evento acontece das 14h às 17h, no Parque de Saudade – Rua Elza Maia de Amorim, nº 3.538. A ação também é promovida pela Casa dos Conselhos.
De acordo com o coordenador da SMJEL, Elias da Corbama, o encontro também tem a finalidade de ouvir a juventude da cidade a respeito de temas como futuro e emprego, tendo em vista a atual realidade e as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus.
“Através desse encontro, podemos compartilhar experiências e buscar novos olhares e perspectivas para a juventude, desde sua participação social ao direito à cultura, ao primeiro emprego, ao esporte e ao lazer, entre outros. Prezar pelo amanhã dos jovens é também uma maneira de impactar positivamente no futuro de toda a população, pois eles atuarão em todos os setores da sociedade amanhã”, destaca Elias.
Durante o Fórum também serão retomadas as atividades do Conselho da Juventude, que ficou paralisado desde 2019, devido à pandemia. “Neste Fórum acontecerá a eleição e aprovação dos novos membros do Conselho; compostos tanto por representantes da sociedade civil quanto do Poder Público. Por isso, convocamos entidades e órgãos que representam o público jovem a participarem conosco”, explica Felipe Ribeiro, integrante da comissão organizadora do evento.
O Fórum da Juventude é responsável por estudar, analisar e discutir propostas e ações voltadas aos jovens, garantindo a participação deste público na elaboração das políticas públicas específicas do segmento.
CONSELHO
A Lei do Conselho Municipal de Juventude foi implantada em Barra Mansa no ano de 2013, pelo então vereador Marcelo Cabeleireiro, atualmente deputado estadual. O prefeito Rodrigo Drable contribui para realização do Fórum, pois no uso das suas atribuições promulgou o Decreto de nº 10.451, de 4 de Outubro de 2021; convocando o II Fórum de Encontro Municipal de Organizações e Movimentos de Juventude.
FOTO: Paulo Dimas
Comments