Cartão foi entregue para as 500 primeiras famílias contempladas com benefício
Famílias atingidas pelo histórico índice de chuvas em abril deste ano em Angra dos Reis receberam um incentivo para retomar a rotina de seus lares. Numa cerimônia carregada de emoção, as 500 primeiras famílias contempladas pelo Programa Cartão Recomeçar lotaram a quadra do Estádio Municipal, no Balneário, na tarde de quinta-feira, dia 27.
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria de Assistência Social, deu início à primeira etapa da entrega dos cartões. O benefício é uma ação do Governo do Estado, previsto através de Decreto Estadual nº48057, de 2 de maio deste ano, em parceria com os municípios.
A cada quinzena, em média, será realizada a entrega de 500 cartões até atender a totalidade das famílias contempladas. Todos que têm o direito em receber o cartão foram cadastrados e vêm sendo acompanhados pela Prefeitura de Angra desde as chuvas de abril deste ano.
O Cartão Recomeçar é destinado aos quem preenche requisitos cumulativos, como possuir renda de até meio salário mínimo por pessoa ou então ter renda familiar de até três salários mínimos; que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); resida em Angra e, principalmente, que tenha tido sua moradia diretamente atingida pelas enchentes, deslizamentos e desabamentos, reconhecidamente pela Defesa Civil, e mediante comprovação por meio de atestado de setor responsável do município.
O valor do benefício é de R$ 3 mil, mediante a disponibilização de cartão magnético. O valor é destinado à compra de eletrodomésticos da linha branca. O Cartão Recomeçar será concedido uma única vez para o núcleo familiar, não sendo permitido que mais de uma pessoa da mesma família receba o benefício. Ele deverá ser utilizado em até seis meses a partir da data de recebimento. Passado o prazo, o cartão será bloqueado.
Um dos moradores de Monsuaba, bairro que sofreu com grande deslizamento, Robson Bispo dos Santos, de 43 anos, foi o primeiro a receber o Cartão Recomeçar. Para ele, este não foi um momento de alegria, mas de esperança de um recomeço.
- Temos que seguir em frente. Hoje eu sou pai e mãe da minha filha, porque perdi minha esposa nesta tragédia. Mas ter esse incentivo para seguir em frente é muito importante. Desde o primeiro dia, tive total apoio da Prefeitura de Angra. Com esse cartão, vou comprar uma máquina de lavar roupa e algumas coisas que ainda faltam na casa em que estou morando com minha filha – disse Robson.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, que esteve no evento representando o prefeito Fernando Jordão, ressaltou que esta parceria entre o município e o Governo do Estado vem trazendo benefícios aos moradores de Angra, como as respostas rápidas à população atingidas pelas fortes chuvas de abril.
- Passamos este ano por um momento difícil,l vendo nossa população enfrentando as consequências de deslizamento e alagamentos. Mas arregaçamos as mangas para enfrentar os problemas decorrentes das chuvas e dar respostas o mais rápido possível à população. Este cartão, que é uma parceria com o Governo do Estado, é mais um incentivo para que as pessoas possam retomar suas vidas com dignidade - disse Ferreti.
Já o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, Júlio Saraiva, ressaltou que este cartão, além de ser um incentivo ao recomeço de famílias atingidas por deslizamentos e alagamentos, também é um incentivo à economia local.
- Fico com o sentimento do dever cumprido ao retornar a Angra para dar início à entrega dos Cartões Recomeçar. Sabemos que essas pessoas precisam desse benefício neste momento tão difícil. Também ficamos satisfeitos em saber que é um investimento na economia local com a injeção desses recursos no comércio do município - destacou Júlio.
Na cerimônia de entrega dos cartões, o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, lembrou que essa é apenas a primeira etapa do programa.
- Para que tenhamos uma entrega organizada, faremos isso em etapas. Quinzenalmente entregaremos o Cartão Recomeçar para um grupo de 500 famílias até chegarmos à totalidade de todos os atingidos pelas chuvas e devidamente cadastrados - informou Eduardo.
O secretário Executivo de Ação Social, Eraldo França, também lembrou que todos comtemplados com o Cartão Recomeçar vêm sendo acompanhados pela Prefeitura desde que foram atingidos pelos alagamentos e deslizamentos.
- Estamos quase diariamente com essas famílias, dando todo o suporte necessário, porque sabemos das necessidades de quem passa por essas situações de alagamentos e deslizamentos. Este cartão é mais um benefício que estamos entregando e que, com certeza, será muito bem utilizado pelas famílias.
FOTOS: Wagner Gusmão
Comentarios