A ação foi proposta pelo Vereador e Líder de Governo, Elias Vargas
Foi realizada na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, que visou abordar as vantagens de um termo de cooperação do município de Porto Real com o Conselho Regional dos Contabilistas do Estado do Rio. A ação foi proposta pelo Vereador e Líder de Governo, Elias Vargas, que reuniu representantes das Secretarias Municipais e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).
"Um dos exemplos de arrecadação é através do imposto de renda, onde voltamos o recurso para as instituições do próprio município. Com o apoio do Prefeito Serfiotis para a assinatura do termo, implantamos uma nova visão para a economia municipal e caminharemos juntos para edificar a saúde financeira de Porto Real", frisa Elias Vargas.
Na abertura da Reunião a Delegada Municipal do CRC-RJ, Mirtes Maria Campanharo, destacou que através do Termo é possível orientar as Secretarias Municipais na criação de fundos, como exemplo, os destinados à Pessoa Idosa. Também foi explicado que todo auxílio acontecerá de forma gratuita e especializada, sendo focado para cada Secretaria e visando maior assertividade sobre como e por onde ter uma arrecadação financeira eficiente.
Cesar Augusto Carneiro, Conselheiro Regional do CRC-RJ, reforçou ainda que o auxílio também será voltado à serviços como o MEI, que mesmo sem precisar dos serviços de um contador, ainda pode ser beneficiado com o atendimento especializado. "Por meio do termo, também é possível auxiliar o microempreendedor na declaração do imposto, garantindo que o mesmo siga os padrões legais e ainda gerar receita ao município", destacou o conselheiro.
Representando o Governo Municipal, a Secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Sá, apresentou os fundos que estão presentes no município, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescete (CMDCA) e da Assistência Social, e explicou que um novo fundo voltado à Pessoa Idosa já está nas etapas finais de criação. Já Sueli Barquette Abrahão, Secretária Municipal de Fazenda, Receita e Planejamento, destacou as melhorias que o município propõe para facilitar e auxiliar o contribuinte, como o Domicílio Tributário e facilitação na emissão de alvarás.
O prefeito Serfiotis salientou o trabalho dos contadores municipais e reforçou que grandes parcerias são sempre bem vindas para trazer evolução e desenvolvimento para Porto Real. "Nossa Cidade possui grande renda através das empresas aqui instaladas e por meio deste termo, podemos continuar trazendo benefícios a nossa população. Quero agradecer ao Elias pela proposta da reunião e pela busca de políticas públicas de incentivo, para que possamos sempre crescer economicamente", frisou Serfiotis.
Também estiveram presentes no evento a senhora Kátia Serfiotis, mãe do Prefeito Serfiotis, a secretária e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Viviane Gonçalves e Eduardo Augusto Linhares; a subsecretária Municipal de Saúde, Ana Carla de Carvalho; a subsecretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Aline Gabrig, e ainda os contabilistas: Ana Rita Orioli e Maira Gallón.
Fotos: Regiane Real
Comments