O teste é realizado na maternidade (se o recém-nascido permanecer por mais de 48 horas de vida) e no Centro Policlínico Bairro de Fátima às segundas e sextas-feiras das 8h30 às 11h30
No dia 6 de junho, foi comemorado o "Dia Nacional do Teste do Pezinho", um exame responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas, que quando identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
Devido a grande importância do Teste do Pezinho e com o objetivo de melhorar o acesso à realização do teste, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Coordenações de Atenção Primária, Saúde da Criança e Adolescente, ofereceu na data uma capacitação em Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), aos técnicos de enfermagem e enfermeiros do município ,ministrada pela Enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raphaela Casemiro dos Santos Figueredo.
"O teste é coletado na rede pública, de forma gratuita desde a triagem, confirmação, diagnóstico e tratamento para uma série de condições. O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos, por isso, nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a esse serviço com qualidade", enfatiza o prefeito Serfiotis.
Além dessa atividade, o município desenvolverá durante as próximas semanas o 'Grupo de Famílias Gestantes' nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município, visando promover o tema e outros assuntos relacionados à saúde materno infantil. A subsecretária de Saúde, Verônica Machado, destaca que a coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Verônica ainda reforça que em Porto Real, o teste é realizado na maternidade (se o recém-nascido permanecer por mais de 48 horas de vida) e no Centro Policlínico Bairro de Fátima às segundas e sextas-feiras das 8h30 às 11h30.
FOTO: FABIANO SABINO
Comments