Segundo dados do Caged foram abertos 700 novos postos de trabalho no município em 2021
Pinheiral registrou esse ano a geração de 700 novas vagas de emprego segundo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados). Um dos responsáveis pelo avanço dos números é o setor industrial que vem crescendo ativamente no município, fruto de um trabalho realizado pela Prefeitura de Pinheiral na atração de novas empresas e na retomada da economia. Atualmente, o município possui cerca de 40 empresas instaladas e em atividade, das quais pelo menos 80% movimentam a área do metal mecânico dentro de dois polos industriais e outras áreas de concessão municipal. E mais: ao longo da gestão do prefeito Ednardo Barbosa, entre 2017 e 2021, foram abertos quase 800 novos CNPJ’s no município, sendo mais de 100 já em 2021.
“Falar de retomada da economia é dar continuidade do processo que já vinha sendo feito pela busca da regularização das áreas públicas do município, para atração de novas empresas e consequentemente o aumento da captação de recursos e geração de novos empregos. Pinheiral tem recebido constantemente novas empresas interessadas em se instalar na cidade e fica o convite para que as empresas que ainda não conhecem, visitem nossa cidade, porque somos um município beneficiado pela lei 6979/2015 que oferece redução de ICMS onde a empresa pode comprar matéria prima e vender seus produtos de forma bem mais competitiva. Além dos benefícios oferecidos pelo próprio município com descontos no IPTU e quando é o caso no ISS (Imposto Sobre Serviços)”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa.
Em contrapartida e com o objetivo que as vagas criadas sejam ocupadas por moradores do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico lançou em junho passado, o programa ‘Um Salto Para o Futuro’, que visa oferecer de forma gratuita cursos de qualificação profissional.
“O programa ofertou inicialmente 150 vagas para os cursos de Ponte Rolante, Operador de Empilhadeira, Short Lean e operador de máquinas de corte de aço. Os cursos foram feitos em parceria com as empresas de Pinheiral sem custo para a prefeitura e oferecidos gratuitamente para a população. A segunda etapa do programa já abre inscrição ainda em outubro e acontece em novembro com a oferta de novos cursos totalmente gratuitos, além da parceria que está sendo firmada com a FIRJAN por meio do Sistema S para oferta de novos cursos de qualificação profissional”, disse Júlio Barbosa.
NOVAS VAGAS DE EMPREGO
A previsão é de que até janeiro de 2022 outras 350 novas vagas de trabalho sejam geradas na cidade. “Temos uma empresa de Panificação inaugurada em janeiro com oferta de mais de 100 empregos diretos e uma de nossas empresas de beneficiamento de aço acaba de fechar um novo contrato de expansão e propõe a geração de mais de 250 novos postos de trabalhos diretos. Isso sem contar os empregos indiretos que acabam beneficiando outras empresas como comércios, restaurantes e hotéis de Pinheiral”, adiantou Júlio Barbosa.
Comments