O governador Claudio Castro tem, agora, até 15 dias para sancionar a lei
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram uma importante vitória hoje à tarde, na Assembleia Legislativa do Rio. A Casa aprovou por unanimidade projeto de lei de autoria da deputada Marina do MST que permite aos portadores do TEA ingressar e permanecer em qualquer local portando alimentos para consumo próprio e utensílios e objetos de uso pessoal. O governador Claudio Castro tem, agora, até 15 dias para sancionar a lei.
Entre uma das características importantes do Transtorno do Espectro Autista é a rigidez comportamental, que provoca uma série de restrições a atividades cotidianas, inclusive relacionadas à alimentação. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista costumam ter muita dificuldade em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios com os quais estão habituadas, como um talher, prato ou recipiente específico.
"Uma outra questão relevante é a seletividade alimentar decorrente das alterações sensoriais, que impede a pessoa de comer ou beber alimentos comumente disponíveis em shopping centers, cinemas e outros locais de diversão, além de eventuais alergias e intolerâncias alimentares que podem ocorrer", explicou a deputada Marina do MST.
Comments