O levantamento foi feito pelo jornal O Globo e mostra as cidades de todo país, de acordo com eleições de 2002 até a atual
Com base nos resultados das eleições em 5.562 municípios do país desde 2002, O GLOBO elaborou um índice eleitoral que mostra a adesão de cada uma das cidades ao PT. O critério foi escolhido considerando que a sigla esteve entre as protagonistas de todas as disputas presidenciais desde 2002.
Foram levados em consideração os votos em primeiro turno dos principais postulantes à presidência da República ao longo desse período. Numa eleição polarizada como a deste ano, o levantamento indica em quais pontos do mapa a legenda do líder das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá encontrar mais ou menos facilidade.
O impacto da passagem do PT pelo governo foi particularmente forte nas cidades mais pobres. De acordo com especialistas que já se debruçaram sobre o tema, a partir de 2006, reta final do primeiro mandato de Lula, a legenda ganhou terreno nos municípios com menores índices de desenvolvimento, reflexo das políticas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.
Na região sul fluminense Pinheiral se destaca como a cidade mais alinhada ao PT com índice de 58,44% enquanto Paraty é a menos petista, com 31,76%. Já o munícipio mais “em cima do muro” é Valença com 49,83% da população mais alinhada com o partido dos trabalhadores. Veja os índices das outras cidades em percentual de alinhamento com o PT:
Angra dos Reis 44,74%
Barra Mansa 49,03%
Barra do Piraí 49,13%
Piraí 51,71%
Quatis 44,87%
Rio Claro 54,79%
Resende 35,40%
Vassouras 38,79%
Volta Redonda 50,95%
Professor da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador do Woodrow Wilson Center, César Zucco estudou o impacto do Programa Bolsa Família no comportamento eleitoral brasileiro e identificou o realinhamento político de 2006. Segundo ele, as eleições de 2022 ajudarão a esclarecer a quem o eleitorado das cidades mais pobres é verdadeiramente fiel. Trata-se do primeiro pleito em que os benefícios sociais, principalmente o Auxílio Brasil, estão vinculados ao representante de outra sigla, nesse caso, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em outras palavras, neste ano, as urnas tendem a revelar se os município mais pobres votam no PT ou no chefe do governo da ocasião, que mantém políticas públicas de transferência de renda.
Comments