top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

PESQUISA DA FECOMÉRCIO RJ MOSTROU QUE EXPECTATIVAS DOS EMPRESÁRIOS CAÍRAM EM RELAÇÃO A FEVEREIRO

O desempenho do índice geral foi afetado pela expectativa futura

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 263 empresários do comércio de bens, serviços e turismo, entre os dias 1º e 07 de março, mostrou que a expectativa geral caiu em relação a fevereiro. A queda foi provocada pela situação futura, apesar do indicador presente ter subido em relação ao mês passado.

O indicador futuro, que mede a expectativa para os próximos três meses, caiu de 120,9 para 113,9, puxado pelo emprego, com 94,7, contra 100,7 de fevereiro. Esse desempenho foi o principal responsável pela queda de 2,2 pontos do índice geral de fevereiro (103,8) para março (101,6).

De acordo com a pesquisa, 25,1% dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo esperam que o número de empregados diminua ou diminua muito nos próximos três meses. No último levantamento, em fevereiro, era de 16,7%.

Já o índice de situação presente subiu de 78 para 83,2, com destaque para os negócios (85, contra 80,3 de fevereiro). Esse aumento não foi suficiente para manter o índice geral positivo.

Na nova sondagem, 27% dos entrevistados disseram que seus negócios melhoraram ou melhoram muito nos últimos três meses. Em fevereiro, o índice era de 22,7%.

“O indicador presente apresentou melhora, mas não foi suficiente para fazer com que o resultado geral não caísse por causa do desempenho da situação futura que puxou os números para baixo”, explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Comentários


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page