top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

PESQUISA DA FECOMÉRCIO RJ COM EMPRESÁRIOS DO CENTRO MOSTRA QUE 43,8% DOS SEUS NEGÓCIOS MELHORARAM

Para a maioria, aumento de turistas na região impulsionou o Comércio

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita entre os dias 14 e 18 de outubro, com 297 empresários do Centro do Rio, mostra que 43,8% dos entrevistados afirmaram que a demanda por produtos e serviços na região melhorou diante do enfraquecimento da pandemia, enquanto 39,7% disseram que ainda não. 16,5% relataram que não melhorou nem piorou.

A adoção do trabalho remoto/híbrido ainda apresenta um entrave para 51,2% dos empresários do Centro. Porém, 33,7% disseram que nunca foi um problema para os seus negócios, enquanto 15,2% relataram que não representa mais um entrave.

Metade dos entrevistados (50,2%) considera que o processo de recuperação do Centro, após o período de deterioração agravado pela pandemia, ainda não está contribuindo para os seus negócios. Já 45,1% disseram que impactou positivamente. Apenas 4,7% não souberam avaliar.

Pouco mais da metade dos empresários consultados (56,9%) perceberam um aumento do número de turistas circulando pelo Centro da cidade. Dos empresários que tiveram essa percepção, 69,3% afirmaram que o movimento impulsionou seus estabelecimentos. 30,8% disseram que não houve impulsionamento.

“O que estamos vendo é um processo de recuperação e consolidação, depois da pandemia. O trabalho remoto/híbrido, segundo os empresários, ainda é um entrave. Mas por outro lado, o aumento de turistas no Centro mostra a evolução dos negócios”, analisa o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page