top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO HIV É REALIZADA EM RESENDE NO DIA 21 DE DEZEMBRO

Encontro acontece no salão da Santa Casa a partir das 14h

A Prefeitura de Resende realiza no próximo dia 21 de dezembro uma palestra em prol do Dezembro Vermelho. A campanha deste mês é destinada à conscientização e prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O encontro é aberto ao público.


O encontro será realizado no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia da cidade às 14h e terá como palestrante Paula Carolina, enfermeira e coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).


A campanha foi instituída por meio da Lei nº 13.504/2017 e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.


HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana, causador da aids. A síndrome — transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas ou seringas contaminadas — ataca o sistema imunológico do ser humano, responsável pela defesa do organismo, enfraquecendo o sistema de defesa do corpo e favorecendo a contaminação por demais doenças.


- Precisamos abordar os mais variados assuntos relacionados à saúde e as campanhas são extremamente necessárias para que consigamos comover o maior número de pessoas possível. Apesar dos estudos contra a aids já terem avançado consideravelmente, ainda é uma síndrome sem cura. Por isso, preparamos os nossos profissionais para lidar com qualquer que seja a adversidade - disse Jayme Neto, secretário de Saúde de Resende.

HIV no Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico HIV/aids 2022, do Ministério da Saúde, em 2021, do total de 40.880 casos de infecção pelo vírus, 13.926 foram no Sudeste brasileiro.


Em relação aos dados em um período de 15 anos (de 2007 a junho de 2022), foram notificados 434.803 casos de infecção pelo HIV no Brasil; desse total, 183.901 foram somente na região Sudeste, representando mais de 40% dos casos positivos.


Entre 2019 e 2021, o número de casos de infecção pelo HIV reduziu 11,1% no Brasil, com maior percentual de redução nas regiões Sul (15,4%) e Sudeste (15,3%).

Comentarios


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page