Evento para funcionários e convidados será transmitido por telão instalado no Teatro da ABL e também pode ser acompanhado pela plataforma Zoom
A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que faz parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, participa nesta quarta-feira, dia 1º, de Concerto Natalino da Academia Brasileira de Letras. O evento para funcionários e convidados da instituição será transmitido por telão instalado no Teatro Raimundo Magalhães Júnior, na sede da ABL, no Centro do Rio de Janeiro e também pode ser acompanhado pela plataforma Zoom. A apresentação do grupo de Volta Redonda será às 15h30.
A regência do espetáculo é da maestrina Sarah Higino, que já coordenou o Projeto Volta Redonda Cidade da Música. Ela contou que o convite para participar do evento veio do presidente da ABL, Marco Lucchesi, que encerra seu quarto mandato à frente da instituição neste mês. Ele é um premiado poeta, escritor, romancista, ensaísta, tradutor e esperantista brasileiro, sétimo ocupante da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras.
“Este não é o nosso primeiro contato com a academia. Fiz uma apresentação no espaço, há alguns anos, com a violinista Constanza Almeida Prado. E a Orquestra de Cordas participou da série ‘Música de Câmara’ da ABL, em 2018, primeiro mandato do presidente Marco Lucchesi”, lembrou Sarah Higino.
Ela adiantou que o concerto desta quarta-feira, dia 1º, terá no repertório cantigas natalinas e clássicos ligeiros. “São músicas que estão na memória da maioria das pessoas. Fechamos o repertório pensando no público heterogêneo que vai acompanhar a apresentação”, explicou a maestrina, acrescentando que o concerto foi gravado na sede do Cidade da Música, na Avenida Graham Bel, bairro Vila Mury, com produção audiovisual contratada pela ABL.
O presidente da ABL, Marco Lucchesi, ressaltou a qualidade do trabalho da maestrina voltarredondense. Elogiou a técnica e a sensibilidade de Sarah Higino na condução dos espetáculos musicais. “E mais do que isso, Sarah é uma pedagoga no campo da música”, reforçou.
Cidade da Música
O Volta Redonda Cidade da Música foi idealizado e implantado há 46 anos pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira e também teve a coordenação da maestrina Sarah Higino e do maestro José Sérgio Torres da Rocha.
Antes da pandemia da Covid-19, o projeto abrangia 39 escolas da rede municipal de ensino – unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), alcançando 4,6 mil crianças, adolescentes e jovens, dos ensinos Fundamental e Médio.
Além da Orquestra de Cordas, o Volta Redonda Cidade da Música conta com a Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Coro Infanto-Juvenil e Coro Misto.
É considerado um celeiro de talentos e, de 1974 até hoje, já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior.
Comments