As ações são previstas no calendário escolar por meio da Lei Estadual 4856/06, da Resolução 06/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Lei Municipal 3529/2021
A Secretaria de Educação, da Prefeitura de Barra do Piraí, realizou, em maio, a “Semana da Educação Alimentar - SEA”. As ações são previstas no calendário escolar por meio da Lei Estadual 4856/06, da Resolução 06/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Lei Municipal 3529/2021, que fala sobre a importância da alimentação saudável nas unidades de ensino municipais.
De acordo com a nutricionista responsável técnico da secretaria, Luciana Toledo e a Chefe da Divisão Mariana Martins, as unidades escolares implementaram projetos pedagógicos sobre a alimentação saudável foi o objetivo principal. “O trabalho foi desenvolvido de acordo com a orientação do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos do Ministério da Saúde e toda a legislação vigente na área de Educação. O objetivo é orientar sobre a importância da qualidade e segurança da alimentação infantil”, explicou Luciana. Já Mariana aproveitou para agradecer ao empenho e apoio de todas as profissionais envolvidas na semana da Alimentação Saudável. “Os professores e merendeiros estão de parabéns com o resultado do trabalho”, disse Mariana.
A secretária de Educação, Glória Guimarães, contou que foram realizadas palestras para crianças e responsáveis com nutricionistas e várias atividades nas unidades. “Nas escolas aconteceram oficinas alimentares e confecção de receitas através de ações pedagógicas que envolveram a exposição de cartazes, jogos, brincadeiras com todas as disciplinas estudadas pelos alunos”, aponta.
O prefeito Mario Esteves vê com satisfação a melhora na qualidade da alimentação infantil em toda a rede de ensino, que hoje atende mais de oito mil alunos. “Antes, a qualidade da alimentação escolar estava sempre sendo questionada por responsável e alunos, hoje oferecemos o melhor a nossas crianças”, comemora o chefe do Executivo, que investe cada vez mais na melhoria da qualidade da educação.
Cristina Moreira
Comentários