Cerca de 20 médicos e enfermeiros da rede de saúde da atenção primária à saúde de Pinheiral participaram de um matriciamento com a médica cardiologista Dra. Marcia Laureano cujo assunto abordado foi Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica.
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A proposta visa integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas de forma que os primeiros tenham um suporte para a discussão de casos e intervenções terapêuticas, a fim de transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).
A coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Rafaela Roquini, falou sobre os ganhos do treinamento. “A Dra. Marcia Laureano abordou questões práticas para os cuidados dos nossos pacientes, com o objetivo de evitar complicações como infartos, AVE’s, internações hospitalares entre outras enfermidades”, disse.
Comments