"O momento nos exige coragem e ousadia para mudar a vida do povo de forma consistente", ressaltou
Quatro anos após tentar se manter no poder sob alegações infundadas de fraude eleitoral e impulsionado por um movimento que culminou na invasão do Capitólio, Donald John Trump, 78, foi eleito presidente dos Estados Unidos, tornando-se o candidato mais velho a assumir o cargo e o segundo presidente eleito por dois mandatos não consecutivos. Segundo a Folha de S. Paulo, Trump foi declarado oficialmente vencedor na manhã desta quarta-feira (6), ao alcançar 276 votos no Colégio Eleitoral. Essa marca, além de assegurar seu retorno à Casa Branca, representou uma guinada à direita na política americana.
Em sua rede social X, o deputado federal Lindbergh Farias (PT) postou a seguinte mensagem:
Trump venceu nos EUA. A extrema direita sai fortalecida no mundo e na América Latina. Derrotá-los passa por defender a democracia como instrumento de superação das nossas gritantes desigualdades. Não faremos isso sem enfrentar o programa neoliberal que quer retirar direitos dos mais pobres. O momento nos exige coragem e ousadia para mudar a vida do povo de forma consistente!
A presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann seguiu na mesma linha:
A eleição de Trump é um sinal de alerta para o campo democrático no mundo todo. A polarização se mantém como uma realidade e temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado. Temos de fortalecer o campo da democracia em nosso país, mas principalmente dar respostas concretas às necessidade e expectativas do povo, que não cabem na receita neoliberal que o mercado quer impor ao governo e ao país.
Comments