Base de cálculo do imposto leva em conta valor venal de usados ou da nota fiscal de novos.
Proprietários de veículos enfrentam um novo desafio no início de 2022, o IPVA Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, deve ficar mais caro no ano que vem, acompanhando a valorização de carros novos e usados, um reajuste na média de 30%.
Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km. E, diferente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma elevação.
No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.
O preço elevado do IPVA é resultado do choque na cadeia produtiva de automóveis, causado pela pandemia do coronavírus, que causou paralisação tanto de linhas de produção de veículos como de insumos para a produção, como os chips semicondutores.
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