Projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' vai valorizar o conjunto urbanístico e paisagístico e trazer mais segurança e qualidade energética
Já está em andamento, os trabalhos de prospecção arqueológica na Praça Barão de Campo Belo, Centro Histórico de Vassouras, que tem como objetivo localizar e identificar vestígios arqueológicos em determinado terreno.
A ação faz parte da primeira etapa das obras do projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento', que fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea em Vassouras. Ao eliminar as fiações aéreas, o projeto pretende valorizar o conjunto urbanístico e paisagístico e melhorar a mobilidade do Centro Histórico de Vassouras.
No projeto também está previsto além do monitoramento arqueológico, pesquisa e estudo de sustentabilidade e ações de impacto para o Vale do Café, organização de seminário sobre educação patrimonial na região e ações de relacionamento com a comunidade.
"O município de Vassouras já é referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo. O projeto vem somar segurança e eficiência energética, além de eliminar a poluição visual causada por postes e cabos, valorizando o patrimônio cultural", diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).
O prefeito de Vassouras, Severino Dias, também destacou os benefícios do projeto e outras ações em desenvolvimento no município:
“Vassouras está em um período de muitas obras em andamento no Centro Histórico com a restauração de três casarões: Barão de Vassouras, Barão do Ribeirão e o antigo Barão do Amparo, onde está sendo construído o futuro Museu Vassouras. Estamos animados com o início de mais uma obra, que irá trazer mais qualidade no fornecimento de energia aos equipamentos culturais, além da questão visual, deixando a Praça Barão de Campo Belo ainda mais bonita para nossos moradores e turistas ", informou o prefeito do município de Vassouras.
“A iniciativa deste projeto nasceu no DEPAC - Vassouras, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico. Ver este projeto sair do papel, ao lado de tantos parceiros, e de todas as outras obras de restauração em andamento, nos traz a certeza de que estamos no caminho certo na gestão das políticas do patrimônio histórico e cultural de Vassouras” destacou o secretário de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Geovani Dornelas.
O projeto 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município.
Fotos: João Vitor Rocha
Comments