Prefeitura de Volta Redonda vem combatendo maus tratos a animais e investindo em parcerias com o Estado para castração
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Meio Ambiente (SMMA), vem atuando de forma constante no combate aos maus tratos de animais no município. A equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da secretaria já multou um homem por abandono de cães e está investigando um segundo pelo mesmo ato.
No último dia 23, a coordenadoria recebeu imagens de câmera de segurança de um imóvel localizado na Rua 5, no bairro Monte Castelo, que flagrou um homem abandonando uma caixa que estaria com filhotes de cachorro. De acordo com a coordenadoria, o homem já foi identificado e o caso está sendo apurado pela SMMA.
“Estamos buscando testemunhas que possam confirmar ou não a prática do crime. Um morador informou que os todos os filhotes que estariam na caixa já foram doados”, afirmou Ana Andrade, coordenadora de Proteção e Bem-Estar Animal da SMMA.
A coordenadoria multou um homem em R$ 27 mil, por ter abandonado cinco cães na Rodovia do Contorno, no fim de janeiro. O homem está respondendo processo por crime de maus tratos, abandono e crueldade contras os animais. O caso está sob comando da polícia.
RJ PET Castração vai atender até 2 mil animais
Além de monitorar e atuar com sanções em casos de maus tratos, a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Volta Redonda vem investindo nos cuidados com os animais. Em parceria com o Governo do Estado, o município é um dos beneficiados com o projeto ‘RJ PET Castração’, que tem como objetivo atender gratuitamente cães e gatos, que tenham dono (guarda responsável) e também animais que vivem nas ruas por intermédio de protetores. Até dois mil animais serão beneficiados pela iniciativa no município. O RJ PET criado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento acontece em todo o estado do Rio.
“Ainda neste ano, vamos implantar o castramóvel, que vai ajudar bastante nesse processo, e no início de março, teremos uma novidade que vai beneficiar cães, gatos e proprietários de animais, colaborando também para acelerar o processo de castração no município”, explicou a coordenadora de Proteção e Bem-Estar Animal.
O projeto é custeado pelo Governo do Estado com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas. Em Volta Redonda, quatro clínicas veterinárias estão cadastradas para realizarem o procedimento, sendo elas: Clínica Pacheco – no bairro Retiro, Seme VET– Conforto, Pet Show – Água Limpa e Provet – no Jardim Belvedere.
As vagas para castração são disponibilizadas de acordo com a capacidade de atendimento de cada clínica veterinária. Além da castração, os remédios do pós-cirurgico estão incluídos e serão ofertadas sem custo ao usuário.
Como participar
Para ter acesso ao serviço, o dono (tutor) ou o protetor do animal têm que efetuar o cadastro para o procedimento através do site: https://rjpet.com.br/entrar.
A medida atenderá um animal por CPF/mês. É necessário disponibilizar um e-mail para entrar no sistema e criar a conta. Durante o cadastro, o usuário poderá escolher o dia, horário e a clínica para a realização da castração.
No dia do procedimento, é necessário apresentar a xerox de identidade, CPF e comprovante de residência.
Termos de castração
O animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro;
O animal deverá ter no mínimo 6 meses de idade;
O animal deverá ter no máximo 7 anos de idade;
Animais braquicefálicos não poderão ser castrados;
O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg;
O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia;
Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento;
O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento; No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;
Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas; Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;
Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal; O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia, e caso ele julgue necessário, o animal não será castrado;
O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia;
O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.
Comments