top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorSul Fluminense

GOVERNO DO RIO TERÁ QUE APRESENTAR AO STF PLANO DE REDUÇÃO DA LETALIDADE DE OPERAÇÕES POLICIAIS

Corte já tem maioria formada para que Estado apresente medidas, ação foi proposta pelo PSB

Ação foi apresentada pelo PSB e por organizações de direitos humanos. Supremo Tribunal Federal já restringiu uso de helicópteros nas ações.

Supremo Tribunal Federal já tem maioria em julgamento nesta quarta-feira (2) a favor de uma determinação para que o governo do Estado do Rio de Janeiro elabore um plano, com medidas para reduzir a letalidade de operações policiais durante a pandemia de Covid-19 e envie a corte em 90 dias.


A ação foi proposta PSB e entidades de direitos humanos, o julgamento foi suspenso no fim da tarde e será retomado amanhã, quinta (3), para os votos dos demais ministros.


A análise da ação tinha sido interrompida em dezembro com os votos do relator, ministro Edson Fachin, que apresentou novas medidas, e do ministro Alexandre de Moraes, que divergiu de algumas sugestões.


Nesta quarta, mais quatro ministros foram favoráveis a apresentação de um plano. Outras medidas que foram consenso entre os ministros foram a criação de um Observatório Judicial sobre Polícia Cidadã e a de dar prioridade às investigações de incidentes que tenham como vítimas crianças e adolescentes.


Mas houve pontos, no entanto, que geraram divergência, entre os quais a determinação de um prazo para que o estado instale GPS e sistemas de gravação em viaturas e nas fardas dos agentes.


O relator do caso, ministro Edson Fachin, propôs diversas medidas para reduzir a letalidade das operações. Ele também quer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue suposto descumprimento das restrições impostas a operações policiais.


"No estado de direito democrático não pode existir execução extrajudicial", defendeu. "Não pode existir tortura, mortes com merecimento. O estado jamais pode tirar a vida de alguém apenas porque tem maus antecedentes."

Fachin determinou que, em 180 dias, o Rio de Janeiro deve "instalar equipamentos de GPS e sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas policiais e nas fardas dos agentes de segurança". Além disso, o conteúdo deverá ser arquivado.


O ministro votou, ainda, para que o Estado do Rio "elabore e encaminhe ao STF, no prazo máximo de 90 dias, um plano visando à redução da letalidade policial e ao controle de violações de direitos humanos pelas forças de segurança fluminenses".


Segundo Fachin, devem constar "medidas objetivas, cronogramas específicos e a previsão dos recursos necessários para a sua implementação".


Fonte O GLOBO

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page