Exposição poderá ser visitada no Palácio Barão de Guapy de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado e domingo, das 9h às 15h
A Galeria de Arte Clécio Penedo, no Palácio Barão de Guapy, em Barra Mansa, expõe obras do pintor argentino Hector Júlio Páride Bernadó, conhecido popularmente como Carybé. Ao todo, 30 serigrafias compõem o novo acervo. As peças foram inspiradas no capítulo ‘O Compadre de Ogum’, do romance ‘Pastores da Noite’, do escritor brasileiro Jorge Amado. A mostra pode ser contemplada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados e domingos, a visita acontece das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
Eclético, Carybé experimentou ao longo de sua vida grande parte das técnicas conhecidas, como: aquarelas, desenhos, esculturas, talhas, cerâmicas, entre outros.
Nascido em 7 de fevereiro de 1911, na pequena cidade de Lanús, subúrbio de Buenos Aires, em 1919, ele veio morar no Brasil onde completou os estudos secundários no Rio de Janeiro e estudou na Escola Nacional de Belas Artes.
Em 1950 foi morar definitivamente na capital baiana, onde, através de uma carta de recomendação de Rubem Braga, foi contratado para fazer murais em prédios e obras públicas.
Durante os quase 50 anos em que viveu na Bahia, Carybé desenvolveu uma profunda relação com a cultura e com os artistas de Salvador. As manifestações culturais locais, como o candomblé, a capoeira e o samba de roda, passaram a marcar a sua obra, participando ativamente do movimento de renovação das artes plásticas no Estado.
Serviço
Exposição O Compadre de Ogum
Local: Palácio Barão de Guapy (Rua Cristóvão Leal, Centro).
Data/hora: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
Comments