top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

FRENTES PARLAMENTARES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DEBATEM MUDANÇA CLIMÁTICA

A audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (06/06), na sede da Alerj

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Frente Parlamentar Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) debateu juntamente com a Frente Ambientalista Nacional o papel do Rio de Janeiro na implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) - documento do governo brasileiro que registra os principais compromissos e contribuições do país no que se refere ao acordo climático. A audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (06/06), na sede da Alerj.


O presidente da Frente Parlamentar da Alerj, deputado Carlos Minc (PSB), explicou que as reuniões estão acontecendo em todos os estados do Brasil, nas representações de suas respectivas frentes parlamentares ambientalistas. "Aqui no Rio, nós conseguimos acabar com praticamente todos os lixões, principalmente os que ficavam em volta da Baía de Guanabara. O Rio também passou de maior para menor desmatador da Mata Atlântica. Mas os últimos dados são muito ruins, o aumento do desmatamento foi de 66%, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais. As consequências disso são deslizamentos e mortes, o que vemos todos os dias", disse o parlamentar.

Para o coordenador da Frente Ambientalista do Congresso Nacional, deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ), o Rio tem muito a colaborar na política climática. "Apesar de o Brasil, do ponto de vista nacional, não estar agindo bem na preservação do meio ambiente, os estados podem fazer muito, protegendo a Mata Atlântica e recuperando o bioma”, disse.


Presente na audiência, o consultor de políticas sênior da Climate Reality Project Brasil, Sergio Besserman, defendeu que, atualmente, não se fala mais em mudança climática, e sim em emergência climática. “Não são mais gerações futuras. De oito bilhões de seres humanos, três bilhões estarão vivos em 2100 e assistirão a uma grande mudança na natureza e no planeta. A mobilização do jovem, a mudança de cultura e de hábitos é a nossa maior esperança”, comentou. A deputada Mônica Francisco (PSol) também participou dos debates.

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page