Evento tem como objetivo orientar empresários de todos os setores sobre os principais desafios e preocupações do envio dos eventos de SST para o eSocial
Na próxima quinta-feira (24/3), das 15h às 16h, as regionais da Firjan Sul e Centro Sul Fluminense vão promover a live “SST no eSocial: Tem dúvidas sobre o envio dos dados?”, com Matheus Concolato, Engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan SESI. O evento, online e gratuito, tem como objetivo abordar os principais desafios e preocupações das empresas quanto aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho: envio dos eventos de SST no início do ano de 2023 para o eSocial; os pontos de atenção para o envio; responsabilidades dos atores envolvidos; opções de envio das informações para a plataforma do governo; novas alterações que podem impactar na rotina das empresas, entre outros. As inscrições podem ser feitas até o dia 23/3, no link https://bit.ly/3u7N3IG.
“O eSocial sofreu diversas alterações ao longo dos últimos oito anos, por isso, existem inúmeras dúvidas a respeito de sua aplicação. Essa é uma grande oportunidade para manter as empresas de nossa região bem informadas, orientadas e preparadas para as obrigações do próximo ano”, ressalta Henrique Nora jr., presidente da Firjan Sul Fluminense.
O governo federal prorrogou a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico para janeiro de 2023. A mudança estava prevista para ocorrer no início de 2022. Com este adiamento, as empresas não poderão ser autuadas durante o ano de 2022 por não conseguir atender ao eSocial, mas é importante que usem o período para aperfeiçoar seus sistemas e ajustar possíveis inconsistências, que também serão tratadas na live.
“Há muito tempo o eSocial vem sendo discutido com objetivo de simplificar, desburocratizar e evitar redundâncias e erros. Por isso, a Firjan briga tanto pelo êxito do projeto e para que seja possível implantá-lo. O módulo das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tem gerado alguns contratempos. O ano de 2022 ficará como aprendizado, para em 2023 termos todo o processo executado”, comenta José Luiz de Barros, gerente institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.
Comments