Data foi comemorada em 21 de setembro
No último dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um evento na quadra Professor José Hugo de Almeida Leal para marcar a data. O evento incluiu uma variedade de atividades lúdicas e culturais e contou com a participação das escolas do município, bem como de alunos, pais, responsáveis e profissionais da educação.
O objetivo do encontro foi compartilhar conhecimento, promover uma reflexão sobre inclusão social e cidadania, além de uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e tratar sobre os direitos da população com deficiência física, mental, auditiva e visual, que apesar dos avanços, ainda sofrem por conta de preconceitos e falta de informação.
Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita Sediene Maia e os secretários de Educação, Fernando Cabral e Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira.
Entre as atividades realizadas, dança inclusiva, como o balé, contação de histórias, fanfarra do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), grupo de musicoterapia pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial e apresentação das unidades escolares da cidade.
Vale destacar que até o final do mês, a Secretária de Educação irá realizar palestras e ações voltadas para a abordagem e compreensão do tema.
Para o secretário da pasta, Fernando Cabral, a reunião proporcionou trocas de experiências e foi muito produtivo.
- O evento foi muito importante para os participantes e toda a rede escolar, pois a luta pela inclusão das pessoas com deficiência não beneficia apenas aqueles diretamente afetados, mas enriquece a sociedade como um todo. Temos a certeza que o encontro proporcionou trocas de experiências e inclusão- disse.
A pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato afirma que o encontro não é apenas uma celebração, mas também um chamado à ação.
- O evento foi promovido para proporcionar aos alunos com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autismo(TEA), um momento diferenciado de aprendizagem através das atividades realizadas e também para que as pessoas sem deficiência pudessem vivenciar as diferentes formas de se promover a inclusão- destacou.
Comments