Circuito Dia D: Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS vai reunir empresas e terá profissionais saindo do evento já empregados
Na próxima quinta-feira, dia 19, a Prefeitura de Resende, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, promoverá o Circuito Dia D: Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS’. As atividades se estendem das 9h às 18h, no CIEP do Manejo – Polo Integrado. Resende (Cederj, Faetec e Ceja), que fica na Avenida Tenente Coronel Adalberto Mendes, nº 1920, Manejo.
Organizado através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a feira terá como maior articulador o Sistema Nacional Emprego (SINE), ponto de partida no percurso do evento. Ao chegar, todos os visitantes reabilitados do INSS ou com deficiência interessados em uma oportunidade de emprego deixarão ou atualizarão os dados com a frente que intermedia demandas de emprego no município. Após passar pelo SINE, será o momento do encontro entre profissionais e empregadores.
- O evento está próximo e tudo está sendo organizado com todo cuidado e preocupação para que empresas e profissionais tenham um encontro promissor, que fará a diferença no mercado de trabalho e para a empregabilidade no município. Estamos lidando com um público muito importante, que são as pessoas com deficiência e as pessoas que porventura estão com dificuldades de se reinserir no mercado de trabalho por conta das circunstâncias que os levaram ao INSS. Queremos mudar a vida dessas pessoas, com mais dignidade através do trabalho. A expectativa é a melhor – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a previsão é de que mais de 30 empresas, incluindo entidades de renome no mercado, estejam presentes com o intuito de efetuar contratações. Elas estarão organizadas em tendas, prontas para receber os candidatos, que podem, inclusive, já sair empregadas do local depois de passar por processos seletivos e entrevistas, que ficam por conta das próprias empresas.
O modelo de evento foi desenvolvido pelo Instituto Rede Incluir e é considerado um grande sucesso em outras cidades. Baseado em levantamentos de edições passados do evento, em média, 40% dos visitantes que se adequam aos critérios do público-alvo já saem do evento com a vaga de emprego assegurada. Outros terão continuidade em processos seletivos ou ficam com currículos em banco de dados das empresas.
Comments