A iniciativa conta com o patrocínio da NTS, Bayer, Ministério da Cultura e outros parceiros, entre eles a TV Rio Sul
A Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto recebeu nesta sexta-feira, 27, o projeto itinerante Monet à Beira D’Água. O projeto está levando a exposição das obras do artista francês para as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e Pinheiral foi contemplado. A ideia é levar para dentro do ambiente escolar um pouco da experiência da exposição, em cartaz no Boulevard Olímpico, no centro da cidade do Rio. A iniciativa conta com o patrocínio da NTS, Bayer, Ministério da Cultura e outros parceiros, entre eles a TV Rio Sul.
A interação com os alunos conta com apresentação das obras de Monet e suas histórias de forma lúdica, através de óculos de realidade virtual que transportam as crianças para a mostra imersiva.
De acordo com o coordenador geral do projeto pedagógico, Paulo Crispim, a apresentação aposta na repercussão da arte de Monet entre os alunos e professores.
- Pode ser reverberado e continuado, pois cada um se afeta de uma maneira. A nossa ideia é afetar no sentido de deslocar as pessoas desse universo de hoje de imagem de internet para também universo da imaginação, da contemplação, da impressão que era o que o Monet traduzia em suas obras. A gente enfatiza as cores, os sons, os movimentos. Com o projeto apresentamos uma ciranda e um cordel que foram compostos para esse trabalho, todo um material para que ele continue reverberando entre as crianças, nos adultos e nas casas, enfim, essa é nossa aposta – disse.
A diretora adjunta da escola Joseane Guilherme fala sobre a satisfação em receber o trabalho na escola.
- Foi muito satisfatório receber o projeto itinerante Monet à Beira D’Água aqui na escola. A equipe entrou em contato com a escola há um tempo e divulgou o trabalho. Eles estão se apresentando em todo o estado do Rio e nós aqui em Pinheiral fomos a escola selecionada para receber a equipe e esse trabalho maravilhoso – disse a diretora.
Comments